Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Selic baixa favorece crédito a produtores que não conseguem empréstimos subvencionados

Recursos do Plano Safra atendem apenas a um terço da demanda. Por isso, crédito competitivo no mercado financeiro é importante. Também é preciso desburocratizar o acesso.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) entende que a Selic mais baixa de todos os tempos, hoje vigente, crie um ambiente favorável à concessão de crédito com juros reais menores. "Isso é importante, pois o dinheiro subvencionado do governo, relativo ao Plano Safra, atende, no máximo, a um terço da demanda, de modo que muitos produtores precisam recorrer a empréstimos no mercado financeiro normal", explica Fábio Meirelles, presidente da entidade.

Ele observa que este ano, em decorrência do preço mais atrativo do milho e da soja, que representam 85% da produção brasileira de grãos, bem como de outras culturas, os produtores estão buscando mais créditos. É que mostra o balanço dos primeiros três meses (julho, agosto e setembro) do Plano Safra 2020: já foram concedidos R$ 73,8 milhões, o que significa 28% a mais do registrado no mesmo período de 2019.

"Os produtores estão, inclusive, buscando vender no mercado futuro, para garantir o preço atual por ocasião da colheita, em março e abril do próximo ano. Por isso, buscam mais recursos para financiar insumos e outros custos da lavoura", salienta Meirelles. Porém, com a crise fiscal do setor público, os recursos subvencionados são cada vez menores, exigindo-se que se recorra mais a empréstimos no mercado financeiro convencional. Daí o significado da Selic mais baixa, bem como de medidas capazes de reduzir o spread bancário e outros fatores que acabam tornando os juros reais mais elevados.

"É importante aumentar a competição entre os bancos e facilitar a concessão do crédito. Muitas vezes, os recursos estão disponíveis nas instituições financeiras, mas a burocracia é tamanha que o produtor não consegue atender a tudo o que é solicitado", pondera o presidente da Faesp, enumerando algumas exigências: numerosas certidões negativas, elaboração de projeto, pagamento de análise ao agrônomo ligado ao banco, outorga do uso da água, comprovações ambientais e cadastros em distintos órgãos oficiais, dentre outros itens. "Por isso, defendemos a simplificação dos processos, para que o dinheiro cheque efetivamente dentro da porteira".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo