Brasil,

IBEVAR estima queda gradual da inadimplência nos próximos meses

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Índices refletem postergação de compras de maior valor devido à incerteza em relação ao emprego, segundo economista

Segundo dados da Projeção de Inadimplência, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo ( IBEVAR), a taxa de inadimplência de pessoa física, que vinha de um aumento gradual nos últimos meses, deve registrar leve queda neste trimestre, com média de 4,78% para outubro, 4,69% em novembro e 4,66% em dezembro. De acordo com análise, o índice de outubro implica em queda de 0,06 p.p. em relação ao valor estimado para setembro (4,84%).

A pesquisa contempla recursos livres: compras a prazo, créditos fornecidos e cartão de crédito. Foram considerados cerca de 60 milhões de pessoas que votam no Brasil. Neste cenário, a taxa de 4,78% (para outubro) equivale a aproximadamente 2,8 milhões de brasileiros inadimplentes.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, é provável que a pequena queda nos índices esteja ligada a compras postergadas pelos brasileiros. "Em razão do próprio desemprego ou a insegurança em relação ao emprego, as pessoas diminuíram gastos com vendas de itens de maior valor, que estão associadas ao crédito e, consequentemente, ao risco de inadimplir. Sendo assim, essa redução das vendas deve implicar na queda da taxa de inadimplência dos indivíduos", comenta o economista.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo - é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo e Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar