Brasil,

Orçamento doméstico: Como organizar as contas e sair do vermelho?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liane Mota
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Equilibrar os gastos e ainda fazer com que sobre dinheiro no fim do mês pode parecer difícil, mas, com planejamento, é simples e totalmente possível; Especialista dá dicas.

Saber organizar o orçamento doméstico gera dúvidas em grande parte dos brasileiros. Fazer com que o dinheiro sobre no fim do mês, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. Uma vida financeiramente instável pode desencadear diversos problemas como acúmulo de dívidas, pagamento de muitos juros e, em alguns casos, até o comprometimento de relacionamentos familiares.

A boa noticia é que é totalmente possível fugir desse tipo de situação. “O primeiro passo é fazer uma boa avaliação do orçamento e revisar todas as contas, verificando oportunidades de cortes e reduções”, explica Luciana Ikedo, assessora de investimentos e sócia-fundadora do escritório Ikedo Investimentos. Segundo ela, o ideal é começar por aquelas que são recorrentes e que ainda não fazem sentido. “Alguns bons exemplos são as assinaturas de TV a cabo ou streamings, aplicativos diversos, tarifas bancárias e de cartão de crédito ou ainda planos de consumo de celular que não são aproveitados”. Para a especialista, alguns desses contratos podem ter seus valores e vantagens não só revistos, mas também serem completamente encerrados, de acordo com a necessidade atual.

Luciana afirma que a possibilidade de renegociação de contratos já firmados, como academia ou aluguel, também é uma boa pedida. “Em épocas de crise, alguns acordos possibilitam redução ou descontos para situações adversas, vale a pena tentar”, reforça a assessora. Essa é uma dica que vale também para quem possui endividamento bancário como financiamento imobiliário, de veículos e crédito pessoal parcelado. Desde que os pagamentos estejam em dia é possível procurar a instituição bancária e barganhar.

Outro ponto importante é a adequação da rotina à nova realidade doméstica, além da inclusão de novos hábitos. Para sair do vermelho é preciso encarar a situação e mudar atitudes. “Reduzir pedidos de delivery de comida e incluir como novo costume a preparação das refeições em casa, por exemplo, o que poderá contribuir de forma positiva para a saúde financeira. Evitar desperdícios, compras em excesso e por impulso, por exemplo, pode fazer com que você consiga retomar o protagonismo financeiro de sua vida”, finaliza Luciana.

Sobre Luciana Ikedo

Assessora de investimentos, especialista em finanças e educadora financeira, com 24 anos de experiência nas áreas e certificações CFP®, CPA 20, Ancord e FBB100. Possui MBA Internacional em Gestão Empresarial pela FGV, em International Strategic Business Leadership Paths to the Future pela Universidade de Ohio (EUA) e MBA em International Business Immersion, pela Universidade de Tampa, Flórida (EUA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar