Saiba quais são os cinco produtos com maior variações de preços entre supermercados

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Viana
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Dados do aplicativo etanto indicou que a diferença entre um estabelecimento e outro pode chegar a 100,2%; tecnologia pode ser utilizada em favor da economia

Fazer compras no supermercado tem ficado cada vez mais caro para os consumidores. Um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que a cesta básica teve alta de preços em todas as 17 capitais pesquisadas pelo órgão, no mês de setembro de 2020. As maiores variações foram observadas em Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Aracaju (SE).

O aumento dos preços de alimentos básicos, como o arroz e o óleo de soja, abriu espaço para que a população usasse a criatividade para economizar. É o caso do app etanto, primeira plataforma de comparação de preços entre supermercados, que registrou 900% de crescimento durante a pandemia.

A procura pelo app se deve à possibilidade de economia de até 20% entre uma lista e outra, a depender do estabelecimento. “Hoje, o consumidor sabe que pesquisar faz diferença no final do mês e, por isso, quer ter certeza de que fará o negócio mais vantajoso. Isso é o que propiciamos com o etanto”, afirma Francisco Frantz, CEO do app.

Disponível nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e São Paulo, o aplicativo mapeou os cinco produtos que registraram maior variação de preços entre um supermercado, no dia 8 de outubro, especificamente nos mercados da Cidade de São Paulo:

1 – Arroz

Alta do dólar, período de entressafra e aumento da demanda são alguns dos motivos para a elevação de 120% no preço do arroz nos últimos 12 meses. Na comparação entre 158 lojas diferentes, ele pode custar 55,3% mais caro. Em algumas localidades, 5 kg deste mantimento custa R$ 26,98; em outras, o preço é de R$ 17,37.

2 – Lava-roupas em pó

De acordo com o etanto, a diferença de preços de um estabelecimento e outro para 1 kg de sabão em pó pode chegar a 85,8%. Os preços vão de R$ 5,59 e R$ 10,39.

3 – Refrigerante de cola

Para a versão de 1,5 litro, o preço pode subir até 100,2%, passando de R$3,99 para R$ 7,99. A diferença foi mapeada entre 160 mercados dentro do etanto.

4 – Cerveja

A depender da marca, uma lata de 350 ml pode variar até 61,1% entre 119 mercados, passando de R$ 3,09 para R$ 4,98. Se a ideia é adquirir em volume, para as festas de final de ano, por exemplo, pesquisar os melhores preços pode resultar em uma economia significativa.

5 – Xampu

Cosméticos, de maneira geral, sempre apresentam grandes diferenças de preço de acordo com o estabelecimento. No etanto, a diferença entre valores de xampus com conteúdo líquido de 400 ml beira os 54,2%, entre 112 mercados.