Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Apesar da Alta na ‘Prévia do PIB’, Recuperação do Emprego é Lenta

Dados do IBC-BR não indicam ampliação de atividade em serviços

O IBC-BR, índice do Banco Central considerado uma prévia do PIB, apresentou crescimento de 1,06% em agosto quando comparado ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2019, a queda é de 3,9%, versus um recuo de 3,7% entre julho de 2019 e julho de 2020. O crescimento da atividade econômica em agosto está concentrado no agronegócio, construção civil, alimentação e tecnologia, com destaque para os aplicativos de delivery.

Para Leonardo Trevisan, economista e professor de Relações Internacionais da ESPM SP, a concentração da recuperação econômica em poucos setores indica problemas na economia de forma mais ampla. "Essa leve recuperação ocorreu em poucos setores e, mais importante, não contemplou os serviços. Por representar 70% do PIB e ser intensivo no uso de mão-de-obra, qualquer recuperação sem o setor de serviços não dá tração ao crescimento econômico", afirma.

Segundo o economista, o principal problema da economia brasileira na pandemia é a recuperação do emprego. Isso contrasta com outros países, mais desafiados pelas quedas recordes do PIB. "Em muitos países, o maior problema é a derrocada da economia a taxas superiores a -10%. No Brasil, a queda estimada de 5% é bem menor, o que é uma boa notícia. Porém, essa queda mais suave ocorreu justamente pela forte ação do Estado com o auxílio-emergencial. Esse recurso não estará mais disponível em breve, o que aumenta a importância da recuperação do emprego e da velocidade de crescimento", diz.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo