SEGS Portal Nacional

Economia

Por que essas franquias são à prova de crise e expandiram na pandemia?

  • Terça, 29 Setembro 2020 11:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Reserva, OAKBERRY e I wanna sleep recuperam faturamento durante a pandemia com ações que integram o digital e o offline

Mesmo com o cenário de incertezas para os negócios e com a economia enfraquecida, algumas empresas foram na contramão deste movimento e permaneceram expandindo suas atuações com novas unidades de franquia.

A OAKBERRY, rede de alimentação saudável focada em açaí, que conta com mais de 230 unidades, em mais de onze países, teve o delivery e take-out como protagonista durante a quarentena. Com a queda nos pedidos, a marca também apostou no digital e começou a oferecer alguns de seus produtos, que até então eram consumidos apenas como toppings dos bowls e smoothies, em seu próprio e-commerce. Este lançamento já estava no radar da empresa, mas foi colocado no ar rapidamente por conta da pandemia.

Mesmo com a crise econômica instalada, a rede, na qual tem uma saúde financeira estável, deu continuidade a seu planejamento de expansão nacional e internacional. Atualmente, existem mais de 50 unidades em fase de implantação no Brasil e seis no exterior. Até o final do ano, além dessas, a expectativa é inaugurar outras 25 unidades no Brasil e mais oito fora do país. A empresa lidera o mercado de alimentação saudável e açaí em número de unidades e vendas. Segundo Georgios Frangulis, CEO e Fundador, "as vendas da OAKBERRY representam aproximadamente 8% de todo açaí vendido no Brasil". Além disso, a marca é uma das principais compradoras do ouro roxo brasileiro, distribuindo aproximadamente 220 toneladas de açaí pelo mundo.

Já I wanna sleep, retail tech focada em sono e relaxamento, decidiu seguir os planos de expansão do negócio e dobrou a taxa de abertura de novas lojas este ano. Até agora, foram três unidades lançadas e o plano inclui abrir outras quatro unidades até o fim de 2020. Durante esse período de pandemia, quando as pessoas estão mais tempo em casa, a empresa registrou aumento de 25% na procura por colchões, travesseiros e outros produtos comercializados por eles.

"Nossa expansão está baseada em planejamento e controle. Tivemos que avaliar o mercado, as oportunidades, os recursos que tínhamos nesse momento e optamos em arriscar com a expansão, no total, fecharemos com 20 lojas assinadas, em São Paulo, Belo Horizonte, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro", explica Rafael Moura, CEO e fundador da I wanna sleep.

A Reserva, que conta com 81 lojas físicas, sendo 48 lojas próprias e 33 franquias em todo o Brasil, é outro exemplo de empresa que conseguiu manter a expansão mesmo com o cenário delicado. Em setembro a empresa inaugurou uma unidade da Reserva Go, especializada em sapatos, e deve inaugurar no próximo mês uma loja Reserva Mini, braço infantil da marca, ambas no Rio de Janeiro. Além dessas, mais seis lojas estão previstas para serem abertas até o final do ano.

A empresa viu seu faturamento cair em março, por isso, levou esforços para o e-commerce da marca com um plano para que os vendedores continuassem atuando e batendo suas metas. O "Somos Todos Vendedores" da Reserva, cresceu em faturamento oito vezes já no primeiro mês de pandemia, e hoje, tem mais de mil pessoas gerando cupons para as vendas comissionadas. Os vendedores das lojas físicas, puderam ganhar comissão trabalhando de casa e atualmente, mesmo trabalhando nas lojas físicas, podem continuar ganhando com as vendas online. Hoje, com a flexibilização das medidas de isolamento social, a estratégia da marca é apostar no omnichannel, garantindo que o consumidor tenha excelência no atendimento em todos os pontos de contato com a marca.

Solução para os franqueados

Além de intensificar a presença nas redes sociais, a rede I wanna sleep trouxe as Lojas Físicas Online (LFOs) como inovação e passaram a funcionar como um delivery de sono e relaxamento, o que até então era inusitado para o setor de franquias. "A solução foi implantada em menos de uma semana e no primeiro mês, recuperamos 30% do faturamento, em seguida, 50% e hoje já recuperamos 100% dele, vendendo o mesmo que em épocas pré-pandêmicas", pontua o fundador.

Para Bernardo Barros, um dos franqueados das lojas inauguradas este ano, a solução foi fundamental. "Eu confiei no planejamento e no modelo proposto da marca, essa é uma fase econômica muito difícil para todos, mas a solução me trouxe otimismo e, mais do que isso, ela foi boa porque permitiu que clientes comprassem de casa, com frete grátis e em até um dia, isso também chamou a atenção dos compradores", conta.

A Reserva decidiu apostar em tecnologia para as novas lojas que foram abertas. "Com esse modelo nós conseguimos entregar para o franqueado um sistema totalmente integrado, um exemplo são os totens nas lojas físicas que permitem a compra online de itens que não estão disponíveis naquela unidade e até a personalização completa dos produtos", explica o CEO da empresa Rony Meisler.

A estratégia adotada pela marca de moda masculina alcançou um resultado muito satisfatório. No mês de abril, a Reserva vendeu apenas 35% do que foi vendido no mesmo período no ano anterior, porém esses números foram crescendo e em julho as vendas superaram a comparação com 2019 e em setembro já equivalem a 130% a mais do que o resultado do mesmo mês no ano passado.

No caso da OAKBERRY, o valor cobrado pelo fundo de propaganda e royalties foi isentado em todas as unidades. Outra providência foi a realização de uma rodada de negociações com todos os fornecedores, prorrogando prazos e reduzindo cobranças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version