Brasil,

Saiba escolher entre poupança e tesouro direto na hora de investir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Pixabay Pixabay

Poupança ou Tesouro Direto? Entenda as diferenças

Nos últimos meses, têm sido recorrentes as reduções na taxa Selic. Consequentemente, os investimentos atrelados a este indicador, como os de renda fixa, estão menos valorizados no mercado.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), realizada em, 2019, 88% brasileiros que investem recorrem à poupança. Com a Selic a 2%, pessoas que buscaram esta alternativa, vêem seu dinheiro render cada vez menos.

Neste cenário, especialmente para o investidor conservador, é importante conhecer diferentes ativos dentro da renda fixa para melhorar seus ganhos. Um dos que tem ganhado destaque nos últimos anos é o Tesouro Direto. Segundo informações do Tesouro Nacional, houve, em 2019, aumento de 415 mil investidores em relação a 2018. Foi o maior crescimento da série histórica.

Como funciona a rentabilidade

O problema do investimento preferido pelos brasileiros está na forma como ele rende. Isso quer dizer que a poupança costuma render menos do que outros produtos de renda fixa.

A partir de 2012, quando a Selic estiver em 8,5% ao ano ou menos - como é o caso atual - o rendimento é de 70% da Selic mais um pequeno índice, chamado de Taxa Referencial.

Já os títulos públicos, como o Tesouro Direto, podem ter formas de remuneração mais sofisticadas, rendendo de acordo com índices como a inflação e a própria Selic, mas oferecendo uma porcentagem acima dela. Isso permite que o investidor receba além da taxa.

É importante que o investidor entenda que rentabilidade não deve ser sua única referência na hora de escolher um ativo. Basicamente, é preciso considerar três elementos: rentabilidade, a liquidez e a segurança.

A rentabilidade é a diferença entre o valor de resgate e o valor aplicado no investimento, ou seja, representa o ganho que a aplicação vai gerar. Já a liquidez é a rapidez com que o investidor pode resgatar o dinheiro investido, enquanto a segurança representa os instrumentos que garantem ao investidor receber em dia o dinheiro que aplicar.

Em resumo, ainda que a rentabilidade não seja um atrativo tão grande tanto para a Poupança quanto para o Tesouro Direto em tempos de Selic baixa, a questão é que ambas são soluções que oferecem muito em termos de liquidez e segurança.

Para fins de formação de reserva de emergência, por exemplo, a renda fixa é uma boa alternativa. É arriscado recorrer a ativos como as ações, por exemplo, para este fim. Embora a renda variável apresente a possibilidade de resultados melhores em termos de rentabilidade, não oferece proteção para o investidor, que fica sujeito às oscilações dos preços dos papeis.

Qual escolher: Poupança ou Tesouro Direto?

Pensando em liquidez, a Poupança sai na frente, pois oferece liquidez imediata, enquanto o Tesouro tem liquidez diária. A diferença é que com o dinheiro na Poupança, o investidor pode fazer o resgate a qualquer momento, mesmo em domingos e feriados. Já no Tesouro, é preciso esperar 1 dia útil, além das regras de cada agente de corretagem.

Um investidor desavisado pode fazer o pedido do resgate em uma sexta-feira e ter que esperar até o próximo dia útil para ter ele na conta da corretora de valores e mais um tempo dependendo da política da instituição.

Em termos de segurança, quem vence é o Tesouro Direto, pois conta com a garantia do governo brasileiro para o valor integral do que estiver sob sua responsabilidade. A Poupança, por sua vez, em caso de quebra da instituição financeira, assegura ressarcimento máximo de 250 mil Reais pelo Fundo Garantidor de Crédito, um órgão independente responsável pela proteção de correntistas.

No fim, tendo uma rentabilidade normalmente melhor que a da Poupança, e com a garantia do governo, ainda que com uma ligeira desvantagem em termos de liquidez, o Tesouro acaba sendo um investimento interessante, principalmente para quem procura formar sua reserva de emergência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar