SEGS Portal Nacional

Economia

Reabertura de escritórios: protocolos de higiene de tapetes, carpetes e capachos

  • Quarta, 23 Setembro 2020 11:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Terra
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Reabertura de escritórios: protocolos de higiene e limpeza incluem manutenção adequada de tapetes, carpetes e capachos

Câmara Técnica composta por fabricantes, arquitetos, facilities, químicos, médicos, biólogos e especialistas em análise ambiental, entre outros, esclarece que revestimentos têxteis de piso não propagam vírus nem bactérias. Ao contrário, a manutenção adequada os transforma em aliados na qualidade do ar.

No momento em que as empresas retomam operação presencial e precisam preservar a saúde dos colaboradores, um time multidisciplinar de profissionais se une para promover estudos sobre a usabilidade de tapetes, carpetes e capachos, bem como validar e promover as melhores práticas de manutenção e higiene. O trabalho faz parte das atribuições da Câmara Técnica de Revestimentos de Pisos Corporativos e Residenciais criada pela ABRITAC - Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes – com o objetivo de unir a cadeia produtiva que movimenta R$ 1 bilhão por ano, e facilitar a troca de informações entre os representantes do setor.

Entre os temas defendidos pela equipe, com atuação de nível técnico e científico, quando bem cuidados, esses revestimentos não são vilões, mas sim, aliados da boa qualidade do ar e do conforto térmico e acústico nos espaços corporativos. Além do papel estético e decorativo, tapetes, carpetes e capachos são fundamentais para abafar ruídos, sobretudo em locais com grande fluxo de pessoas. Também ajudam a compor ambientes mais aconchegantes, minimizando a necessidade de aquecimento artificial.

Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que, quando são devidamente higienizados e recebem uma manutenção cuidadosa, eles ajudam, inclusive, a filtrar poluentes e outros resíduos, que ficam suspensos no ar e são causas de alergias e outros transtornos respiratórios. Segundo o médico patologista da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, Alexandre Fabro, roupas e cobertores guardados no armário não são menos perigosos do que um tapete malcuidado, pois, mesmo quando lavados, dentro do armário eles podem acumular fungos e outros microrganismos.

“É normal, no inverno, as pessoas terem alergias ao usarem blusas de lã há meses guardadas”, diz. Para o médico, que inicia com a Câmara um trabalho de pesquisa inédito no Brasil - e sem literatura especifica em outros idiomas -, existem mitos relacionados aos revestimentos. Até pisos frios acumulam poeira. “O problema não está no revestimento, mas na forma de higienização”, alerta. Quanto à transmissão de doenças, especialmente o novo Corona Vírus, Fabro ressalta que é mais fácil se ter contato com secreções infectadas pelas mãos do que pelos pés.

Por exemplo: uma pessoa contaminada, ao espirrar, cobre o nariz com as mãos. Se imediatamente ela tem contato com uma superfície, que pode ser desde uma mesa, corrimão ou botão do elevador, até a porta da geladeira ou a cafeteira da empresa, a chance dessa superfície ficar contaminada é grande. Por outro lado, partículas em suspensão no ar tendem a ser retidas nas fibras do carpete e podem ser totalmente eliminadas um uma limpeza correta.

Engenheiro civil e diretor da Conforlab, Leonardo Cozac é especialista em análise do ar e concorda com o pesquisador da USP. Ele acrescenta que a higienização de tapetes, carpetes e capachos deve seguir protocolos de limpeza que assegurem a melhor performance e durabilidade dos produtos e, ao mesmo tempo, proporcionem um ambiente laboral saudável aos colaboradores.

Reunir estes protocolos, no primeiro guia oficial de melhores práticas de manutenção de carpetes e tapetes, é o objetivo final da Câmara. Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil – uma das líderes globais de higienização de carpetes - e coordenador da Câmara – o planejamento e rotinas de higienização, claramente estabelecidas, são essenciais para o total aproveitamento das qualidades dos revestimentos têxteis e o prolongamento da sua vida útil. “Não é porque existe o álcool gel que você pode deixar de lavar as mãos. Com carpetes e tapetes é o mesmo. Soluções emergenciais resolvem o momento, um plano de higienização regular e customizado, sim, evita a emergência, em qualquer contexto – durante ou pós pandemia. Esta é a didática que vamos oferecer”, diz ele.

Sobre a ABRITAC - A Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes (ABRITAC) representa o segmento têxtil que reúne 60 empresas de pequeno, médio e grande porte, instaladas em diversas regiões do País. Fundada em maio 1995, a ABRITAC atua há mais de 20 anos em defesa dos interesses de um dos segmentos industriais que mais empregam no país, com vital importância para o equilíbrio econômico nacional. A ABRITAC é parceira da Abit, A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos brasileiros.

A associação atua para a promoção do desenvolvimento do setor, prestando assistência técnica, jurídica, fiscal e econômica. O estímulo aos negócios do setor se dá também a partir de iniciativas estratégicas para a promoção do mercado de tapetes, carpetes e capachos, por meio de ações de marketing e relações públicas; ou ainda na defesa dos interesses do segmento junto a órgãos governamentais, entidades nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version