Brasil,

Oito passos para desenvolver uma estratégia de investimento responsável e combater as mudanças climáticas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Sa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Como e onde investimos pode afetar o comportamento da empresa, ao mesmo tempo que ajuda a financiar a transição para uma economia neutra em relação ao clima

À medida que buscamos formas de combater as mudanças climáticas, damos muita ênfase ao consumo de recursos: o que compramos, o que consumimos, como viajamos e assim por diante.

Mas como e onde investimos também pode ter um impacto significativo nas mudanças climáticas. O conceito de investimento responsável cresceu em popularidade entre os investidores de varejo e institucionais e agora é visto como uma ferramenta poderosa para ajudar a combater as mudanças climáticas e ajudar a sociedade.

O investimento responsável é simplesmente uma estratégia que integra fatores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG, na sigla em inglês) na análise e nas decisões de investimento e utiliza uma visão em longo prazo.

“O objetivo final do investimento responsável é criar valor social e ambiental além de retornos financeiros”, pontua o diretor de Investimentos da Zurich no Brasil, John Liu. “Na Zurich, integramos totalmente as práticas de investimento responsável em nossa abordagem geral de investimento e as tornamos parte da tomada diária de decisões”, acrescenta ele.

Segundo o executivo, para a seguradora suíça, trata-se de gerenciar ativos de aproximadamente US$ 200 bilhões de uma forma que crie valor sustentável. “Em outras palavras, gerando retornos superiores ajustados aos riscos para nossos clientes e acionistas, enquanto exercemos um impacto positivo na sociedade e nas comunidades onde vivemos e trabalhamos.”

John lista oito passos para desenvolver uma estratégia de investimento responsável para ajudar a combater as mudanças climáticas:

1. Estabeleça sua estratégia de investimento responsável

A “caixa de ferramentas” de investimento responsável possui várias ferramentas para lidar com muitas questões sociais e ambientais. O foco é essencial para obter sucesso, então estabeleça uma estratégia que faça uso dessa “caixa de ferramentas” de forma clara. A abordagem da Zurich para o investimento responsável foi desenvolvida há quase uma década, revisada para refletir nossos compromissos com as mudanças climáticas e continua a ser avaliada regularmente.

2. Faça sua pesquisa

Dada sua complexidade e natureza em longo prazo, tomar decisões de investimento para combater as mudanças climáticas pode ser desafiador. A equipe de Estratégia da Zurich nos ajuda a definir cenários de alto nível e monitorar os acontecimentos com o auxílio de uma tabela de desempenho atualizada anualmente.

3. Defina metas desafiadoras

Você não alcançará nada, a menos que defina metas. No ano passado, a Zurich se uniu à UN Net-Zero Asset Owner Alliance como sócio-fundadora e assumiu o compromisso com um portfólio de investimentos com zero emissões até 2050. Isso será um desafio, mas agora que definimos essa meta, estamos totalmente focados em alcançá-la.

4. Acelere a inovação verde

Invista ativamente em empresas com soluções inovadoras voltadas para mudanças climáticas, desde a melhoria da eficiência energética até o desenvolvimento de produtos que substituam proteína animal. A estratégia de Investimento de Impacto da Zurich faz isso mobilizando US$ 5 bilhões em investimentos que evitam a emissão de 5 milhões de toneladas de CO2 anualmente, ao mesmo tempo em que melhora a vida de 5 milhões de pessoas a cada ano.

5. Invista em infraestrutura de energia limpa

A transição para a energia renovável requer um grande investimento em infraestrutura – e os investidores têm um papel fundamental a desempenhar. Por exemplo, por meio de investimentos em títulos verdes (debêntures) emitidos pela concessionária locais, a Zurich Brasil apoia o desenvolvimento de um parque solar e, também, a transmissão de energias renováveis.

6. Influencie o comportamento da empresa de dentro

Como investidor, você pode influenciar diretamente a atividade das empresas nas quais investe e garantir que as mudanças climáticas sejam encaradas com prioridade em sua agenda. Desenvolva uma estratégia de votação e engajamento para maximizar essa influência e incentivar os conselhos a tomar medidas que ajudem a combater as mudanças climáticas.

7. Desinvestir de negócios que fazem uso intensivo de carbono (sem um plano claro de mudança)

O desinvestimento pode acelerar a mudança, mas requer uma abordagem direcionada e pragmática. A Zurich parou de investir em empresas com alta dependência de energia proveniente da queima de carvão, areias betuminosas ou xisto betuminoso. Mas algumas indústrias exigem investimento para mudar para tecnologias limpas; portanto, privar o acesso ao capital para aqueles que desejam mudar pode ser contraproducente.

8. Impulsione mudanças e defenda-as

Para fazer a transição para uma economia e sociedade de neutralidade climática, precisamos ajustar as regras do jogo econômico. Isso requer que nossos elaboradores de políticas e reguladores introduzam políticas adequadas ao clima e uma estrutura regulatória favorável: desde a precificação do carbono até medidas que aceleram a inovação. A Zurich defende que as mudanças sejam nos sistemas.

Sobre a Zurich no Brasil

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 215 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar