SEGS Portal Nacional

Economia

Especialista em e-commerce prevê alta de mais de 50% nas vendas da Black Friday 2020

  • Terça, 22 Setembro 2020 12:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gil Stefani
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Gustavo Chapchap, CMO da Jet e-business e do ZapCommerce, revela quatro medidas estratégicas que devem ser adotadas pelas lojas online para elevar o faturamento neste período.

A data da Black Friday 2020 já está marcada: 27 de novembro. Estabelecida no calendário nacional como um dos períodos mais importantes para o varejo, a data representa uma excelente oportunidade de vendas para o e-commerce.

Apesar do período difícil, por causa da Covid-19, há consenso de que a Black Friday deverá trazer bons resultados para o comércio. Em 2019, o faturamento chegou em 3,2 bilhões de reais, desempenho que foi 25% maior que o de 2018.

Gustavo Chapchap, que é CMO da Jet e-business e do ZapCommerce, observa que as lojas tiveram que acelerar o seu processo de transformação digital nos últimos meses, então, espera-se que consigam elevar muito mais o faturamento obtido via plataformas de vendas pela internet. “Se a loja tiver bem preparada, imaginamos um crescimento de mais de 50% na Black Friday de 2020 em relação ao ano passado”, afirma o executivo.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, de janeiro a maio o e-commerce cresceu 60%, e representa hoje 5,8% do varejo brasileiro. A expectativa é que esse percentual chegue a 8% até o fim do ano.

O executivo, que também é líder do comitê de e-Commerce da ABRADi, observa que, como as pessoas estão precisando economizar, a tendência é a busca por boas ofertas disponibilizadas pelas marcas nessa época.

Um relatório divulgado pela TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, indica que 67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções da Black Friday 2020.

Porém, segundo Chapchap, é importante que as operações se preparem para a data. “Mais do que em outros anos, é preciso atenção com a precificação dos produtos. No estudo, 59% dos entrevistados afirmaram que a decisão entre lojas físicas e online vai depender dos descontos oferecidos pelas operações”, afirma o líder de e-commerce da ABRADi.

Segundo o especialista, além das recomendações usuais para o evento (como ter produtos em condições promocionais), a Black Friday 2020 exigirá mais atenção com algumas questões e recomenda quatro medidas estratégicas para o sucesso nesse momento:

1 - Em razão das medidas de distanciamento social, os itens domésticos devem ser os mais demandados. Ou seja, vale a pena concentrar as ações de divulgação nesse tipo de produto.

2 - Nas estratégias de comunicação, é preciso diversificar os investimentos em mídia. Redes sociais, serviços de busca, campanhas de e-mail, uso de vídeos, enfim, quanto maior o leque de opções, maiores as chances de bons resultados.

3 - Muitos consumidores estão vivendo suas primeiras experiências com o ambiente digital. Portanto, é prioritário cuidar da usabilidade do site!

4 - Com o fechamento das lojas físicas (ou atuação em horário reduzido), a integração entre os canais tornou-se crucial para as operações. Assim, é importante oferecer opções de compra no e-commerce e retirada na loja. Quem está na loja também deve ter como fazer a compra online, com a assistência do vendedor. Enfim, integração é um conceito chave para o sucesso das operações nesta Black Friday.

Sobre a JET e-business:

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a JET e-business disponibiliza soluções de e-commerce com plataformas que operam no modelo SaaS, escaláveis, com alta performance e foco na conversão. Tem em seu DNA a inovação e oferece qualidade técnica e know-how. Hoje a sua tecnologia é empregada por mais de 15 mil lojas, entre as quais alguns dos maiores e-commerces do país. Entre as soluções da empresa estão a plataforma de e-commerce Jet NEO e o ZapCommerce, ferramenta de vendas por WhatsApp. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version