SEGS Portal Nacional

Economia

Economia circular já é uma tendência na cadeia de rótulos e adesivos

  • Terça, 22 Setembro 2020 18:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Bulgarelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Avery Dennison dedica o mês de setembro a atividades relacionadas à conscientização sobre sustentabilidade e reforça o compromisso com suas metas de sustentabilidade e seu programa de economia circular

A população global está crescendo de forma acelerada e, de acordo com estudos, chegaremos a 10 bilhões de pessoas em todo o mundo, em 2050. Isso significa um aumento no consumo, mais produção nas indústrias e, consequentemente, a exploração de recursos naturais e escassez de matéria-prima, além de maior descarte de lixo. Por isso, é tão necessário pensar agora em soluções que permitam otimizar os processos, para conciliar o aumento da produtividade com a diminuição dos impactos ambientais, utilizando esses recursos de forma mais eficiente.

Essa tem sido uma grande preocupação das indústrias, que passaram a desenvolver métodos para a Economia Circular, com a reciclagem de materiais que são utilizados como matéria-prima para novos produtos, resultando em redução, recuperação e reutilização de insumos. Isso significa que nada se perde, tudo se transforma, permitindo um equilíbrio perfeito e reduzindo o descarte.

Em empresas como a Avery Dennison isso já está em andamento. A companhia desenvolveu em sua unidade nacional o Programa Circular. Por meio desse projeto, por exemplo, a empresa transforma seus resíduos de liner papel em polpa celulósica, que é usada como matéria-prima para a produção de papel-toalha utilizado em sua planta no Brasil.

No contexto da indústria de autoadesivos, grande parcela dos materiais para rótulos e etiquetas contribui para o fluxo de resíduos. "Depois que saem das fábricas, globalmente, mais de 1 milhão de toneladas de material autoadesivo é descartado. O planeta não pode pagar por isso e nós também não", enfatiza Alexandre Botelho, diretor de Compras da Avery Dennison. O executivo explica que, nas operações internas, cerca de 88% dos resíduos gerados são destinados para reciclagem e não vão para aterro sanitário. "O desafio é encontrar parceiros interessados em viabilizar os descartes gerados pelos nossos clientes na conversão dos rótulos (esqueletos) e pelos consumidores finais, no momento da rotulagem final (liner papel e PET)."

Elo da cadeia

Botelho revela, ainda, que uma das prioridades globais da companhia é ajudar a reduzir os resíduos em toda a cadeia. "A reciclagem de liners e esqueletos tem sido um desafio para a indústria de rotulagem. O que está faltando não é a vontade, mas sim a conexão entre os diversos integrantes da cadeia, para triagem, transporte e busca por medidas. Estamos em contato com recicladores, fabricantes de papel e plástico nas cinco regiões do mundo em que operamos, para encontrar soluções para os resíduos de liner Glassine, PET e esqueleto filme para transformação em novos produtos."

Atualmente, a Avery Dennison e os participantes do programa direcionam aproximadamente 10% de resíduos para reciclagem e a meta para 2020 é chegar a 13%. "Nosso papel é tentar engajar todos os elos da cadeia, incluindo fornecedores, recicladores, convertedores e brand owners. Desde o início do projeto, em 2019, já tivemos muitos avanços, mas ainda há muito a ser feito", destaca Botelho.

Soluções que agregam valor

Buscar por processos e produtos sustentáveis não significa abrir mão do valor à marca. Hoje, com os diversos recursos tecnológicos e materiais disponíveis, as empresas podem encantar as pessoas com embalagens atraentes e que transmitem sua identidade, se destacando em meio aos concorrentes e apresentando soluções que reduzem o impacto ambiental.

Os rótulos e adesivos se sobressaem por sua grande versatilidade e pelas inúmeras possibilidades de acabamentos e recursos gráficos que oferecem aos brand owners. Além de serem fortes aliados das marcas para criar embalagens que se destaquem nas prateleiras, são altamente eficientes no processo de rotulagem e viabilizam ganhos significativos nas linhas de produção.

A especificação correta, garantindo a adoção do material adequado para cada tipo de embalagem e evitando o desperdício de recursos, e a escolha dos insumos para produção dos rótulos são algumas iniciativas para se chegar a um menor impacto ambiental. Nesse sentido, a Avery Dennison trabalha em duas frentes: na busca por suprimentos oriundos de fontes responsáveis, como biopolímeros, materiais biodegradáveis e compostáveis, e papéis com certificação de manejo florestal; e na análise da cadeia de soluções sustentáveis, como a reciclagem, procurando incorporar resíduos recuperados em suas estruturas e oferecendo itens em seu portfólio, que possibilitam ou melhoram a reciclagem das embalagens, depois do seu descarte.

Setembro sustentável

Para a Avery Dennison, a sustentabilidade está inserida em todas as áreas. Desde a compra responsável até o portfólio de produtos, passando por processos internos, como a redução da emissão de gases de efeito estufa, e ações que incentivam a cadeia como um todo. "Acreditamos que é essencial disseminar a importância de práticas sustentáveis por todas as áreas da empresa, para que todos possam contribuir em conjunto", afirma Botelho.

Uma das iniciativas da companhia é o "Setembro Sustentável", mês dedicado às atividades relacionadas à conscientização sobre o tema, para incentivar o engajamento de colaboradores e parceiros, dentro e fora da empresa.

Reconhecimento global

A Avery Dennison é reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de ações em sustentabilidade. Em 2018, foi destaque na lista inaugural das 100 empresas mais sustentáveis da Barron’s e, em 2019, recebeu o prêmio Innovations in Sustainability (Inovação em Sustentabilidade) pelo "Programa de Aquisição Sustentável", em parceria com a EcoVadis, que avalia, monitora e incentiva a melhoria das práticas sociais e ambientais dos fornecedores da empresa em todo o mundo. Esse mesmo programa recebeu o prêmio de Sustentabilidade 2018, durante a cerimônia do "Label Industry Global Awards", realizada na LabelExpo 2018, a mais importante feira da indústria de materiais para rótulos e embalagens, que acontece nos Estados Unidos. Em 2020, a empresa subiu da posição 71 para a posição número 20, no ranking Barron’s.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version