Brasil,

A era de inflação e das taxas de juros muito baixas pode estar próximas do fim?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Agostinho Celso Pascalicchio

Os dados observados na inflação do mês de agosto sugerem alterações nas expectativas sobre os preços para o final de 2020 e talvez para os próximos anos.

Entre os grupos de produtos acompanhados pelo IPCA, em agosto, as altas nos preços dos produtos do grupo "Alimentação e Bebidas" e no grupo "Transporte", exerceram forte pressão de aumento na inflação do mês. O aumento nos preços destes produtos e o efeito deles sobre a cadeia de produção, podem criar um mecanismo de repasse automático a todos os demais preços. É um efeito dominó. Também, o crescimento na formação de expectativas inflacionárias em alta, poderá acelerar novos aumentos nos próximos meses.

A economia brasileira está presa a uma rotina de baixo crescimento da produção, baixa inflação e baixa taxa nos juros dos títulos públicos. No entanto, a forte dinâmica da inflação, observada em agosto, sugere que isto pode estar próximo do gim. Esta evidência não é definitiva e pode estar sujeita a erros. Diversas expectativas foram formadas sobre o comportamento da economia brasileira e que ao final não aconteceram. Há indícios, interpretado por alguns, de estar ocorrendo uma maior demanda para uma oferta ainda incipiente.

De muitas maneiras, a baixa taxa de juros é um reflexo da fraqueza econômica do país. Portanto, aumentos na inflação e nas taxas de juros seriam um sinal de que a economia brasileira está voltando a ter um crescimento econômico. Ocorre uma pressão sobre a procura que deverá causar aumento na produção. O aumento da demanda gera inflação.

Esta evidência não é definitiva e pode estar sujeita a erros

A persistência de uma política de taxa de juros SELIC baixa, poderá causar mais danos do que benefícios. Para os poupadores que alocam sua riqueza em depósitos de poupança ocorre a continuidade de perdas financeiras, com a perspectiva de um rendimento real em decréscimo. A baixa remuneração da poupança parece, também, estimular muito mais o consumo do que a aplicação financeira.

No mercado de ações, se as taxas de juros mais altas forem causadas pela contenção da inflação em uma situação de crescimento econômico, este processo dinâmico provavelmente seria bem aceito pelos investidores em ações, já que mais crescimento deve se traduzir em mais lucros corporativos.

Entretanto, a demanda deprimida e parcialmente liberada pelo programa social do auxílio emergencial, distribuído por conta da pandemia de coronavírus, e a extensão do programa, com as parcelas de metade do valor inicial, deverão ser finalizados e provavelmente não terão renovação. O PIB que apresentava um baixo crescimento antes de março e ainda com alta capacidade ociosa. Resultados recessivos durante o período de pandemia. Desemprego e contenção nos gastos do governo orientando a política econômica e ainda a ação do Banco Central, executando vigília contra o retorno da inflação. A recuperação da demanda não tem perspectiva favorável e a oferta não possui quaisquer estímulos setoriais significativos para o crescimento. No longo prazo os fundamentos econômicos inalterados prevalecem e são forças poderosas.

Agostinho Celso Pascalicchio é doutor em Ciências; mestre em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana-Champaingn/USA. Bacharel em Ciências Econômicas e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas áreas de economia, economia da energia e engenharia econômica/finanças

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar