Brasil,

Saiba o que faz o valor do dólar subir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

site Pxhere site Pxhere

Por que o dólar sobe?

Fonte: Pxhere

A alta e a queda do dólar são notícias frequentes nos noticiários de economia. A moeda americana está na base de todas as relações comerciais desenvolvidas ao redor do globo.

Isso se deve ao fato de que o dólar está menos sujeito a alterações desde que os EUA se firmaram como a maior economia mundial. Mas por que seu valor oscila tanto?

São muitos os motivos que levam ao sobe e desce do preço do dólar, mas antes de chegar à resposta dessa pergunta é preciso entender os tipos de câmbio que operam oficialmente no Brasil: o comercial e o turismo.

Câmbios comercial e turismo

O câmbio comercial é aquele usado nas relações de compra e venda de produtos, ações e serviços em todo o mundo.

Ou seja, trata-se do câmbio utilizado para balizar as negociações realizadas entre empresas ou instituições financeiras que movimentam grandes quantias, deixando a moeda mais barata no âmbito comercial.

Já o câmbio turismo é aquele utilizado para pagar os custos relacionados a viagens ao exterior como passagens, hospedagem e todos os gastos feitos em solo internacional com dinheiro ou cartões de crédito ou débito .

A principal diferença entre as duas opções é que a última só pode ser utilizada por pessoas físicas, ou seja, a negociação não é judicial. E isso impacta diretamente no valor, onerando o dólar turismo.

A disparidade do valor entre as duas cotações se deve ao fato de que, quando operada no câmbio turismo, o valor da moeda é acrescido de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), custos de transporte, seguro e outros.

A partir disso, é possível responder à pergunta central deste texto - por que o dólar sobe? O primeiro ponto a ser entendido é que, assim como todas as relações comerciais, o valor do dólar no mercado é balizado pela lei da oferta e da procura.

Isso significa que quanto mais pessoas buscarem pela moeda americana, maior será o seu valor. Em contrapartida, quando há mais papel-moeda disponível do que gente querendo comprar, o preço cai.

E essa movimentação depende de três fatores básicos: déficit/superávit da balança comercial, gastos no exterior e juros nos EUA.

Por déficit da balança comercial entendemos o desequilíbrio que acontece quando o Brasil importa mais do que exporta, significando redução na oferta de dólares e aumento da cotação.

Dessa maneira, é fácil deduzir que quando há o inverso, o superávit, o preço do dólar tende a cair diante da grande oferta disponível.

Os gastos no exterior são aqueles relativos às despesas dos turistas no estrangeiro. Quanto mais brasileiros viajando, maior a procura por dólar, maior o preço no mercado e vice-versa.

Já quanto aos juros nos EUA, funciona assim: quando estão em alta, os investidores correm para lá, já que os rendimentos ficam superiores. Dessa forma, haverá mais procura, aumentando a cotação.

O movimento inverso também acontece, puxando o preço para baixo.

Impacto da alta do dólar no Brasil

A economia brasileira é totalmente dependente da moeda norte-americana. Dos eletrodomésticos ao pão, quase tudo o que se consome diariamente está atrelado ao dólar.

Sendo assim, o dólar em alta impacta diretamente no bolso do consumidor brasileiro, para além da compra da moeda para bancar viagens de turismo.

Por isso, não é difícil entender porque o dólar dispara em momentos de crise.

Além da crise global provocada pelo novo coronavírus, o Brasil ainda enfrenta o agravamento da crise política no cenário interno.

Toda essa instabilidade faz com que os investidores nacionais tendam a buscar a proteção do seu patrimônio, direcionando aportes para a compra de dólares.

E com mais gente procurando o dólar, mais caro ele fica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar