SEGS Portal Nacional

Economia

Setor de alimentos e bebidas cresce 150% no âmbito digital durante a quarentena

  • Terça, 15 Setembro 2020 13:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Gaspar
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Análise do Pagar.me mostra a performance das vendas on-line de nove segmentos da economia nos últimos seis meses

O primeiro semestre de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus e por transformações importantes do comércio, entre elas a migração dos consumidores para o mundo das compras no ambiente digital. Por isso, o Pagar.me, empresa que oferece soluções completas de pagamento digital e faz parte do grupo Stone Co., analisou, durante seis meses, o comportamento do varejo eletrônico, comparando o período pré-pandemia com o período de isolamento social de nove setores da economia brasileira.

Para muitos empreendedores, vender em canais digitais foi o caminho para a sobrevivência dos negócios. O segmento que obteve mais destaque nesse período de isolamento e conseguiu evitar a queda foi o de Alimentos e Bebidas com aumento de 150% no volume de pagamento semanal. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, ajudam a corroborar a estimativa. Segundo a associação, houve um crescimento de 270% nos pedidos on-line em supermercados e 85% de pedidos em aplicativos de entrega e englobam os itens dessa categoria. Pessoas que antes compravam apenas em supermercados e diretamente das lojas físicas passaram a consumir em e-commerce.

A cervejaria artesanal carioca Hocus Pocus é um exemplo de negócio que surfou a onda dessa migração. Com o fechamento do seu ponto de vendas, viu seu faturamento ir a quase zero, mas ao mesmo tempo observou o aumento da demanda de pedidos on-line, que antes era minoria. Diante desse desafio, a empresa se obrigou a migrar para a venda digital do dia para a noite. Adotou algumas soluções da Stone Co. e viu o que era apenas 5% de faturamento correspondente ao comércio digital saltar para 92%. Com essa experiência, decidiram investir em um e-commerce e seguir nas vendas multicanais.

O estudo também aponta a evolução de outros setores, como o de vestuário que teve aumento de 90% na média do volume transacionado semanalmente, seguido por beleza, que aumentou 100% com a venda de produtos de autocuidado, já as pequenas e micro empresas que prestam serviço de beleza estavam de portas fechadas.

Durante a pandemia, o e-commerce também colaborou no aumento de demanda para o setor de logística e transporte, que faturou 120% a mais por semana. Segundo o Movimento Compre & Confie, que analisa e mensura a reputação de lojas on-line, o comércio digital no Brasil cresceu 71% entre fevereiro e março de 2020, se comparado com o mesmo período de 2019. Esse crescimento ajuda a puxar outros setores da economia, como nesse caso.

Em compensação, alguns setores sofreram quedas significativas. Turismo e Eventos foram os que mais sofreram com as quedas de volume de pagamento que chegaram a -90% em ambos os casos. Apesar de grandes eventos terem sido prejudicados, a pesquisa aborda também os fornecedores menores que sofreram perdas significativas com eventos particulares como casamentos, formaturas, festas de 15 anos, bodas e noivados.

Os dados completos do estudo podem ser encontrados no e-book gratuito "2020: A Revolução Digital do Varejo", produzido pelo Pagar.me e que traz a porcentagem de crescimento ou queda da média semanal do TPV (Volume Total de Pagamentos) de cada setor, comparando o período pré-pandemia com o de isolamento social. As datas consideradas são: 06/01 a 16/03 (para pré-pandemia) e 23/03 a 20/06 (para isolamento social). A base da análise foram os dados transacionais apurados por meio das soluções digitais da Stone Co., que hoje representam 51% de todo e-commerce brasileiro.

Sobre o Pagar.me

O Pagar.me é uma empresa que oferece soluções completas para venda por e-commerce, gestão financeira, marketplace e link de pagamentos, e faz parte do grupo Stone Co. Especializada no mercado de pagamentos, está desde 2104 desenvolvendo produtos para oferecer praticidade à vida do empreendedor, cuidando da parte burocrática enquanto ele foca no negócio.

Sobre a Stone Co.

Listada na Nasdaq desde outubro de 2018 e representada pelas marcas Stone, Pagar.me, Mundipagg, Equals e Cappta, a Stone Co. oferece tecnologias inovadoras de reconciliação e pagamento para e-commerce, checkout intuitivo, plataforma de marketplace e gateway de pagamento flexível, proporcionando maior conversão de vendas. O objetivo da Stone.co é facilitar a vida do empreendedor brasileiro e ajudá-lo a vender mais, impulsionar e gerenciar seus negócios de forma transparente e com atendimento personalizado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version