Estrutura do confinamento confiável e resistente é chave para carne de qualidade
Sistemas de confinamento são eficientes para intensificar a engorda dos bovinos, mas erros de manejo podem impactar a qualidade da carne
O Brasil ocupa está entre os maiores produtores de carne bovina no mundo. Em 2024, a produção atingiu cerca de 10,91 milhões de toneladas, a maior da história, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Importante parcela dos mais de 40 milhões de bovinos abatidos por ano vem do confinamento, técnica que acelera a terminação e impulsiona a produtividade e a qualidade da carne no país.
Danilo Moreira, analista de mercado agro da Belgo Arames, explica que sistemas de confinamento são eficientes para intensificar a engorda do rebanho, mas que o manejo inadequado pode impactar o bem-estar do gado e, por consequência, a qualidade de sua proteína também.
Nas rotinas do confinamento, procedimentos como pesagem, vacinação, separação e embarque, quando malconduzidos, podem gerar elevados níveis de estresse, que por sua vez, afeta diretamente a fisiologia do gado, comprometendo a conversão alimentar, o ganho de peso e, principalmente, aspectos como o nível de acidez (pH) da carcaça pós-morte, a maciez e a coloração da carne.
"Além disso, o pecuarista pode enfrentar problemas relacionados ao tipo de estrutura de contenção e proteção do rebanho. No período de engorda, quando o gado tem ganho de peso diário de até dois quilos, estruturas robustas e práticas são fundamentais para o bem-estar do animal", afirma Moreira.
Em estruturas de madeira, por exemplo, pontas de madeira e pregos, atração de insetos nocivos e umidade em excesso podem resultar em doenças, além de proporcionar currais com pouco espaço e ventilação e ambientes sujos, gerando ainda mais desconforto nos bovinos.
De acordo com o Danilo Moreira, o ambiente precisa ser planejado e bem estruturado para reduzir esses fatores negativos. "A cordoalha Belgo Cordaço, por exemplo, atende perfeitamente a essas exigências, pois tem carga de ruptura de 2.500 kgf e possui superfície lisa, evitando que os bovinos se machuquem. Além disso, é altamente resistente às intempéries, durando décadas na cerca", completa.
A Belgo Arames, referência no mercado brasileiro de aço, desenvolveu a cordoalha também para facilitar a construção e manutenção do curral, reduzindo o volume de madeira em até 60%. "Dessa forma, a Belgo Cordaço desempenha função estratégica para garantir o bem-estar animal, aumentar a segurança dos trabalhadores e, sobretudo, melhorar a qualidade da carne produzida", assinala Danilo Moreira.
Sobre a Belgo Arames
Com 50 anos de história, a Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com expertise e tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Com oito unidades pelo país, sua sede é em Contagem (MG).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário