Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conservação de grãos no Brasil: Crescimento do setor e aditivos antifúngicos como solução estratégica para novas demandas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Shutterstock Crédito: Shutterstock

O mercado de armazenamento e conservação de grãos no Brasil enfrenta desafios complexos que acompanham o crescimento acelerado da produção nacional de milho e soja. Segundo o Ministério da Agricultura e Embrapa, a previsão é de que o setor produtivo aumente cerca de 27% em dez anos. Contudo, o déficit de capacidade de estocagem tem imposto perdas quantitativas e qualitativas, impactando diretamente os armazenadores e produtores, que lidam com desafios para garantir a qualidade dos grãos e reduzir o desperdício. Nesse contexto, soluções como os aditivos antifúngicos têm se destacado como uma estratégia eficaz e sustentável, ajudando a combater fungos e a preservar o valor dos grãos por períodos mais longos.

Bruno San Giacomo, Gerente Regional de Grãos na Kemin, aponta que a conservação de grãos demanda uma atenção minuciosa com relação à presença de fungos e micotoxinas, especialmente no caso do milho, mas também podendo afetar na qualidade da soja armazenada. “As contaminações de campo e o armazenamento de grãos com teor de umidade elevado são fatores críticos, agravados por dificuldades operacionais ou físicas de equipamentos como secadores e ventiladores. Esse microambiente criado é ideal para o desenvolvimento de alguns tipos de fungos, que aumentam o risco de concentrações de micotoxinas, comprometendo a qualidade dos grãos armazenados”, explica.

Historicamente, as soluções antifúngicas eram comumente utilizadas na fabricação de rações, objetivando um aumento de “shelf life” do produto acabado, enquanto inseticidas preventivos e curativos já vinham sendo aplicados há muitos anos diretamente nos grãos armazenados. Porém, com as demandas atuais de armazenamento, a adoção de soluções preventivas de controle fúngico tornou-se uma importante ferramenta para evitar contaminações no início do processo de armazenagem, preservando melhor as características dos grãos. “Os aditivos antifúngicos oferecem benefícios diretos e indiretos no processo de conservação, desde a redução de perda de umidade e estabilização da densidade até a diminuição das concentrações de micotoxinas e a manutenção da energia disponível no grão, o que melhora consideravelmente a qualidade e durabilidade da matéria prima estocada”, detalha Bruno.

A Kemin, em parceria com universidades e empresas do setor, tem investido em protocolos de testes nacionais e internacionais que comprovam a eficácia dos aditivos antifúngicos na preservação da qualidade dos grãos. “Com a criação de um banco de dados robusto, estamos oferecendo ao mercado brasileiro soluções que não só atendem aos desafios de qualidade e segurança, mas também incorporam aspectos sustentáveis ao processo de armazenamento”, afirma o especialista. Ele destaca que, ao reduzir a pressão microbiológica, os aditivos antifúngicos possibilitam a armazenagem de grãos com um sensível aumento no teor de umidade e ajudam a minimizar a variação de temperatura interna nos armazéns.

Além disso, Bruno ressalta o compromisso da Kemin em desenvolver novas soluções para o setor, especialmente focadas na sustentabilidade. “Nossa equipe discute continuamente maneiras pelas quais os aditivos podem contribuir para práticas mais sustentáveis no mercado de armazenamento de matérias-primas. Essa visão não só fortalece a qualidade da conservação dos grãos, mas também mantém o Brasil em posição de destaque como um dos principais fornecedores internacionais de alimentos.”

A inovação no setor de armazenamento de grãos passa, portanto, por uma atualização constante em técnicas e tecnologias que favorecem a conservação e diminuem as perdas. Com o aumento das exigências por um manejo mais eficiente e sustentável, o uso de aditivos antifúngicos consolida-se como uma estratégia essencial para atender tanto às necessidades produtivas quanto às exigências de qualidade e sustentabilidade do mercado de grãos.

Sobre a Kemin Industries

A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.

Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.

Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 3.300 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, São Marino, Singapura, África do Sul, Turquia e Estados Unidos. Outras informações sobre a Kemin podem ser encontradas na sua página , ou nas redes sociais LinkedIn e Facebook.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar