Brasil,

Pressão de ferrugem e novas mutações do fungo causador da doença exigem medidas preventivas, alertam especialistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ferrugem da soja_2_crédito_José de Freitas ferrugem da soja_2_crédito_José de Freitas

Avaliações dão conta de que doença chegou mais cedo este ano, sobretudo no Sul; em outras áreas produtivas, clima potencializa fitotoxicidade por fungicidas

Reiterada em estudos recentes de entidades de renome do agro, como a Embrapa Soja, a menor sensibilidade do fungo Phakopsora pachyrhizi a fungicidas dos grupos triazois, estrobilurinas e carboxamidas tem gerado alertas aos produtores. Consultores e pesquisadores identificaram também, nos últimos meses, novas mutações do agente causador da ferrugem da soja, um cenário que traz preocupação e deu origem a novos informes oficiais sobre o controle o efetivo da doença.

“A ferrugem chegou mais cedo na safra 2023-2024, principalmente nos estados do Sul, e uma nova mutação do fungo-vetor da doença deve agravar a resistência a determinados fungicidas”, observa José de Freitas, engenheiro agrônomo, da área de Desenvolvimento de Mercado da Sipcam Nichino Brasil. “Esse quadro reforça a necessidade de o produtor rotacionar ingredientes ativos menos vulneráveis à resistência nas aplicações preventivas.”

De acordo com Freitas, entidades como o Consórcio Antiferrugem mantêm expectativa por uma alta incidência de ferrugem ao longo da safra, “principalmente em virtude do plantio mais tardio, comparado a anos anteriores, em diversos pontos do país, entre outros aspectos”.

Conforme o agrônomo, entre as recomendações ao produtor destacadas pelo Consórcio Antiferrugem estão rotacionar ingredientes ativos de fungicidas com diferentes mecanismos de ação, além de aplicar tais produtos sempre de forma preventiva e associados a fungicidas protetores ou multissítios. Segundo Freitas, o fungicida Fezan® Gold, distribuído pela Sipcam Nichino, constitui, em face do momento da safra, uma “solução sob medida ao produtor”.

Controle efetivo e estável

De acordo com José de Freitas, o fungicida Fezan® Gold vem sendo avaliado há mais de seis anos nos Ensaios de Rede do Consórcio Antiferrugem. “Permanece desde então entre as soluções de ponta mais eficazes no controle da doença”, assinala. Conforme o agrônomo, de 2018 para cá Fezan® Gold figura entre os seis fungicidas mais estáveis no tocante ao controle da ferrugem asiática, com indicador médio de desempenho da ordem de 65%.

“A tecnologia de base do fungicida é pioneira no mercado e reúne as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio. Fezan® Gold segue um dos poucos a deter tais características. Por isso, continua estratégico sobre a ferrugem e outras doenças”, complementa.

Fitotoxicidade por fungicidas

Freitas revela que nas áreas de soja atingidas pela seca e pelo calor extremo, há vários registros de casos de fitotoxicidade em lavouras, decorrentes de aplicações de fungicidas. Ele alude também a um estudo recente da Fundação MS, no qual se avaliou os impactos negativos da fitotoxicidade na aplicação de fungicidas ante condições de déficit hídrico acentuado.

Frente a esse problema, “cuja consequência leva a reduções expressivas no rendimento de grãos”, diz Freitas, o fungicida Fezan® Gold igualmente surge entre as soluções adequadas ao produtor. “O diferencial, neste caso, está na formulação à base de água da solução da Sipcam Nichino, ao passo que a maior parte dos fungicidas que mais causam fitotoxicidade é formulada à base de óleo ou necessita deste composto na calda”, finaliza José de Freitas.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar