Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Circuito Nelore de Qualidade 2023 avaliou mais de 1.000 animais em Diamantino (MT)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Circuito Nelore de Qualidade 2023 avaliou mais de 1.000 animais em Diamantino (MT)

Nos dias 21 e 22 de novembro, a unidade Friboi em Diamantino (MT) sediou a 28ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023. Durante o evento, 1.052 animais foram submetidos à avaliação, sendo 626 machos não castrados e 426 fêmeas, todos terminados em confinamento. A realização desta etapa foi fruto da colaboração entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e o Frigorífico Friboi. O apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal foi fundamental para o evento, que contou com a participação de nove pecuaristas.

“Ficamos impressionados com a qualidade dos animais avaliados, tanto machos quanto fêmeas, que se destacaram pela robustez de seus pesos e pela ótima cobertura de gordura nas carcaças. Os resultados obtidos nessa etapa refletem o comprometimento dos neloristas e a eficiência das práticas de manejo adotadas”, comenta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Entre os machos avaliados, 55% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade em torno de 2 anos. Além disso, 81% dos animais atingiram mais de 20 arrobas, com uma média de 22 arrobas. A avaliação ainda apontou que 75% dos machos exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

Willian Martins Cardoso, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Diamantino/MT), foi honrado com a Medalha de Ouro, enquanto a Medalha de Prata foi concedida a Klaus Valter Starke, da Fazenda Guimarães (Lucas do Rio Verde/MT). Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde/MT), recebeu a Medalha de Bronze.

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Notavelmente, 93,5% das fêmeas apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade em torno de 2 anos. Quanto ao peso, 86% das fêmeas possuíam mais de 15 arrobas, com uma média de 16,5 arrobas. Além disso, a análise indicou que 98% das fêmeas exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

A Medalha de Ouro foi concedida à Global Pecuária Ltda. da Fazenda Encantado IV (Sapezal/MT). Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde/MT), recebeu a Medalha de Prata, destacando seu compromisso na criação Nelore. Albano Expedito Penteado Borges, da Fazenda Guimarães (Lucas do Rio Verde/MT) foi agraciado com a Medalha de Bronze.

Além dessas distinções, os três lotes mencionados conquistaram a Medalha Ouro Branco, adicional da qualidade e uniformidade dos animais apresentados nos lotes.

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar