Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Maior etapa da história do Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 3.000 animais em Barra do Garças (MT)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ACNB-Maior-etapa-da-historia-do-Circuito-Nelore-de-Qualidade-avalia-mais-de-3000-animais-em-Barra-do-Garcas-MT-foto-divulgacao ACNB-Maior-etapa-da-historia-do-Circuito-Nelore-de-Qualidade-avalia-mais-de-3000-animais-em-Barra-do-Garcas-MT-foto-divulgacao

Um total de 3.016 bovinos foi avaliado na 18ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, a maior quantidade já registrada na história da iniciativa. Realizada em 17 e 18 de outubro, em Barra do Garças (MT), a etapa foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), e pelo Frigorífico Friboi, com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. 

“Esta etapa, que resultou numa celebração da excelência do Nelore e a dedicação incansável dos neloristas, reuniu 18 pecuaristas, além de técnicos e entusiastas da raça na região. Com o maior número já registrado no Circuito, a etapa no Friboi de Barra do Garças será lembrada como um marco em nossa jornada, fortalecendo ainda mais os laços que unem os apaixonados pela raça Nelore”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.

Do total de animais, 2.458 eram machos não castrados e 558, fêmeas. Todos foram terminados em confinamento, reforçando o compromisso com a excelência e a genética da raça Nelore.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Dos machos avaliados, 81% deles apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de até 2 anos. Além disso, 71,5% desses animais atingiram um peso superior a 20 arrobas, com uma média de 21,4 arrobas.

Nesta etapa do Circuito, André de Moraes Zucato, da Fazenda Vila Rica (Pedra Preta/MT), garantiu o título de campeão na categoria de machos, sendo agraciado com a Medalha de Ouro. Maristela Rosa Valim de Noronha, da Fazenda Jacarandá (Araguaiana/MT), recebeu a Medalha de Prata, enquanto a Medalha de Bronze foi concedida a Robeca Participações, da Fazenda Jaó, localizada em Nova Xavantina (MT).

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Entre as fêmeas, 84% possuíam até 2 dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de até 2 anos. Além disso, 83,5% delas exibiram um peso superior a 14 arrobas, com uma média de 15,5 arrobas, evidenciando a qualidade do desenvolvimento e da genética. Além disso, 75% das fêmeas demonstraram cobertura de gordura mediana.

Na categoria das fêmeas, a premiação foi distribuída da seguinte maneira: Maristela Rosa Valim de Noronha conquistou o título de campeã e foi agraciada com a Medalha de Ouro. A Agropecuária Roncador (Querência/MT) recebeu a Medalha de Prata, enquanto a Medalha de Bronze foi entregue a Irineu Afonso Bragagnolo, da Fazenda Alto Alegre, de Tesouro (MT).

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Calendário 

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas: 

·       08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA) 

·       14/11 – Friboi de Redenção (PA) 

·       16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA) 

·       17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA) 

·       21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT) 

·       23/11 – Friboi de Marabá (PA) 

·       29/11 – Friboi de Itapetinga (BA) 

·       30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS) 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar