Brasil,

Mapeamento dos estoques de carbono em dois Biomas brasileiros com o uso de drone-LiDAR são temas apresentados em conferência internacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Philippi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Gabriel Delamuta/BRCarbon Crédito: Gabriel Delamuta/BRCarbon

Representantes da climate tech brasileira brCarbon irão apresentar seus artigos durante evento da Agência Espacial Europeia

Os resultados do uso pioneiro de um drone com sensor LiDAR (do inglês Light Detection and Ranging) no mapeamento dos estoques de carbono em florestas da Amazonia e do Cerrado serão apresentados durante a conferência da Agência Espacial Europeia sobre o mercado de carbono global (EO for Carbon Market Forum). O evento ocorrerá entre os dias 3 e 5 de outubro em Frascati, na Itália, onde haverá duas apresentações de representantes da climate tech brasileira brCarbon com trabalhos sobre o monitoramento dos créditos de carbono na floresta Amazônica e no Cerrado.

A empresa, que tem sede em Piracicaba (SP), começou a utilizar o sistema drone-LiDAR em 2022, adicionalmente às medições realizadas em campo. “Além de gerar mapas de carbono precisos, o uso do drone com o sensor LiDAR gera dados para o monitoramento de degradação como incêndios e outros impactos potenciais devido às alterações climáticas nos ecossistemas de savana tropical”, explica Silvio Henrique Menezes Gomes, Analista de Mensuração Florestal, que apresentará o artigo “Aumentando a confiabilidade dos créditos de carbono: estimativa de carbono com drone-LiDAR para REDD+ na savana brasileira (Cerrado).

O mapeamento mais preciso também garante maior transparência aos relatórios gerados de crédito de carbono, segundo o trabalho “Monitoramento de estoques de carbono de dois projetos de REDD+ da Amazônia brasileira utilizando drone-LiDAR”. “Essa abordagem está revolucionando as práticas de monitoramento das florestas, contribuindo para a melhoria da conservação e dos esforços na mitigação da mudança climática”, conclui Danilo Roberti Alves de Almeida, Diretor Técnico de REDD+.

Sobre a brCarbon

A brCarbon (BRC) é uma empresa que promove soluções baseadas na natureza com recursos financeiros do mercado de carbono para mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais. Atua com estratégias e tecnologias inovadoras para viabilizar ações de conservação florestal, restauração ecológica e agropecuária e extrativismo sustentável, além de desenvolvimento das comunidades locais. Fundada em novembro de 2020 e com sede em Piracicaba (SP), conta com uma diretoria técnica com 15 anos de experiência no mercado voluntário de carbono.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar