Brasil,

Bahia e Minas Gerais encerram terceira rota do Confina Brasil 2023

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Bahia e Minas Gerais encerram terceira rota do Confina Brasil 2023

Durante o período de 4 a 8 de setembro, o Confina Brasil promoveu pesquisas em confinamentos localizados nos estados da Bahia e Minas Gerais, abrangendo um total de seis fazendas que praticam produção intensiva e/ou semi-intensiva de gado de corte. Durante essas visitas, destacaram-se investimentos em infraestrutura, gestão de pessoas, compromisso com a sustentabilidade e produção de carne premium. Encerrando assim, a terceira rota da expedição.

Em São Desidério (BA), pertencente ao Grupo KPS, a Fazenda Santo Inácio investiu em uma ideia de infraestrutura diferenciada, otimizando o espaço útil da fazenda e reaproveitando nutrientes tanto da lavoura quanto da pecuária. Após a etapa da recria realizada a pasto, durante a entressafra do capim, os gestores da Santo Inácio montam uma estrutura de confinamento móvel em um espaço normalmente destinado a lavoura. “A fazenda realiza uma “terceira safra”, que seria o boi. Eles levantam um confinamento temporário quando a terra não está sendo usada para o plantio, onde são alojados os bovinos até o momento do abate, depois a estrutura é desfeita para dar lugar à lavoura novamente”, conta Julia Zenatti, médica-veterinária e analista de mercado da Scot Consultoria. “O mais impressionante é a qualidade da estrutura, mesmo móvel, conta com cochos de concreto bem alinhados, uma rua de alimentação plana e sistema de nebulização para mitigar a poeira”, completa Julia.

Compromisso socioambiental

Na Captar Agrobusiness, há uma preocupação constante e um compromisso diário com o bem-estar, não só dos animais, mas também dos colaboradores. Na empresa, localizada em Luís Eduardo Magalhães (BA), foi realizado investimento em um espaço comum para os colaboradores, anexo ao refeitório. Nessa área recreativa, são disponibilizados computadores e mesas para aulas teóricas ministradas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Luís Eduardo Magalhães, assim como mesas de jogos e locais de descanso para os colaboradores da fazenda. “Essa abordagem gera um incentivo diário para os colaboradores desempenharem suas funções, visto que um ambiente acolhedor e de conforto reflete na motivação da equipe”, conta Jayne Costa, zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria.

A fazenda também se destaca por seu envolvimento em diversos projetos voltados a comunidade local e pesquisas de cunho ambiental. “Por meio da parceria com o Senar, a Captar oferece diversas oportunidades, nas quais estudantes podem participar de um programa de ‘jovem aprendiz’, com aulas teóricas e práticas realizadas no próprio confinamento” diz Zenatti. “Além disso, a Captar hoje realiza uma parceria com a prefeitura de Luís Eduardo, fazendo doação de parte do adubo orgânico produzido na fazenda através da compostagem dos dejetos bovinos”.

Carne de qualidade

Também em Luís Eduardo Magalhães (BA), a expedição visitou o confinamento da Frilem, que é detentora de uma linha de carne especial chamada "Boi Premium". “A Frilem adquire bezerras destinadas a recria e engorda em sistema de confinamento, elas são abatidas até os 18 meses de idade com foco na produção de uma carne de qualidade superior. Essa carne é classificada como premium e comercializadas em churrascarias e boutiques de carnes da região”, conta Jayne Costa.

A rota se encerrou em São João da Ponte (MG), na fazenda do grupo Carapreta. Com capacidade estática para 70 mil bovinos, o confinamento bovino se dedica exclusivamente à criação da raça Angus – com seleção criteriosa dos animais. A carne produzida pelo grupo deve atender aos critérios de classificação da Associação Brasileira de Angus. Ainda, após o abate, além de atender às exigências da Associação, o confinamento também avalia o grau de marmoreio e acabamento de gordura das peças para atender as exigências do selo Carapreta de qualidade.

O confinamento conta com uma estrutura surpreendente e tecnologia de ponta: ruas de alimentação asfaltadas, biodigestores, sistema de monitoramento via satélite, mais de 30 pivôs de irrigação, e muito mais. Hoje, a Carapreta é praticamente autossuficiente, atuam de ponta a ponta na cadeia, desde a produção dos alimentos consumidos no confinamento até o abate dos animais, atuando não só com a produção de bovinos de corte, mas também ovinos e caprinos, além da piscicultura.

Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas e entidades do agronegócio:

São patrocinadores "Ouro":

- Casale
- Elanco
- FS Bioenergia
- Nutron

No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.

Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.

São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Quer acompanhar mais a fundo a jornada dos profissionais do Confina Brasil pelo país? Basta acessar o perfil oficial do projeto no Instagram: @confinabrasil, além do site confinabrasil.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar