Brasil,

Ovos mais nutritivos com a criação de galinhas livres; entenda

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natielly Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Ovos mais nutritivos com a criação de galinhas livres; entenda

Ovos são componentes importantes na dieta global, fornecendo uma fonte rica em proteínas e nutrientes essenciais. Nos últimos anos, a preocupação com a qualidade desse alimento e o bem-estar animal tem levado a mudanças significativas na forma como as galinhas poedeiras são criadas. A criação de galinhas livres de gaiolas tem se destacado como uma abordagem benéfica tanto para a qualidade dos ovos quanto para a saúde dos consumidores.

Mas afinal, como funciona o sistema de galinhas criadas livres de gaiolas? Adotado por grandes empresas, como é o caso da Tijuca Alimentos, que já utiliza o sistema com suas galinhas caipiras, ele dispensa o confinamento por se preocupar com o bem-estar dos animais, acreditando que galinhas mais saudáveis geram, também, ovos mais saudáveis.

Nos últimos anos, o sistema ganhou destaque na indústria alimentícia por conta do aumento de práticas de proteção animal. Ao invés de serem confinadas em espaços apertados, essas galinhas têm a liberdade de se mover, ciscar e se comportar de maneira mais natural. Esse ambiente enriquecido resulta em galinhas mais saudáveis e felizes, impactando, por sua vez, a qualidade dos ovos produzidos.

Galinhas criadas em ambientes mais espaçosos tendem a ser mais ativas e saudáveis. Essa atividade física resulta em músculos mais desenvolvidos, o que pode influenciar na textura e no sabor dos ovos produzidos, como explica a zootecnista da Tijuca Alimentos Rebeca Horn Vasconcelos. Além disso, “a dieta das galinhas caipiras costuma ser mais diversificada, incluindo insetos, vegetação e grãos, enriquecendo o perfil nutricional dos ovos”, conta Rebeca. Estudos indicam que ovos provenientes de galinhas criadas em ambientes mais naturais tendem a ter níveis mais elevados de nutrientes essenciais, como Ômega-3, antioxidantes e vitamina D, benéficos para a saúde cardiovascular e o sistema imunológico.

Na Tijuca Alimentos, as galinhas caipiras, também conhecidas por galinhas vermelhas, por conta de sua pelagem, são criadas utilizando o sistema livre de gaiolas. Os ovos de galinhas caipiras da Tijuca são provenientes de galinhas criadas em galpões durante parte do dia, mas que, ao fim de tarde, são soltas em um pasto onde podem ciscar e se alimentar livremente. Galinhas caipiras livres de gaiolas têm a oportunidade de se alimentar de uma dieta mais variada, o que pode influenciar diretamente na qualidade dos ovos. A exposição a uma variedade de alimentos naturais pode resultar em ovos com gemas mais coloridas e nutritivas, com menos resíduos de antibióticos e produtos químicos que são usados na criação convencional.

“O modelo de produção livres em gaiolas realmente proporciona um ambiente mais natural para as galinhas, resultando em ovos com maior valor nutricional e potencialmente mais saborosos”, pontua Rebeca. Ao fazer a escolha de consumir ovos provenientes dessas práticas, os consumidores estão contribuindo para um sistema alimentar mais sustentável e saudável para todos.

Os outros métodos de criação

A zootecnista explica que a Tijuca mesmo já utilizando esse sistema livre, ainda, em grande parte da criação de seus animais - cerca de 90% - utilizam os métodos mais tradicionais, que seriam com o uso de gaiolas. Mas, segundo Rebeca, existe um cuidado e tratamento prezando sempre pelo bem-estar animal. A empresa também possui um terceiro perfil de criação onde envolve galinhas criadas em galpões que mantêm uma dieta suplementada com selênio, e essas produzem ovos com esse nutriente.

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, no Piauí e no Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para o transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar