Brasil,

Frangos de corte têm melhor conversão alimentar no inverno, mas desafio é uniformidade de lotes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Estrela
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

AUSTER-Frangos-de-corte-tem-melhor-conversao-alimentar-no-inverno-mas-desafio-e-uniformidade-de-lotes-Foto-Divulgacao AUSTER-Frangos-de-corte-tem-melhor-conversao-alimentar-no-inverno-mas-desafio-e-uniformidade-de-lotes-Foto-Divulgacao

O inverno provoca forte impacto na cadeia de proteína animal, porque traz alterações no consumo de alimentos e na hidratação e comportamento dos animais, entre outros fatores. “Na avicultura, as baixas temperaturas oferecem condições positivas para a terminação dos frangos de corte, devido aos bons índices zootécnicos de conversão alimentar, ganho de peso diário e baixa mortalidade. Mas os desafios existem: é mais difícil alcançar resultados em termos de manutenção da uniformidade dos lotes, o que pode influenciar negativamente a qualidade de carcaça”, afirma o médico-veterinário Cassio Oura, da Auster Nutrição Animal.

Cassio explica que a desuniformidade dos lotes facilita a ocorrência de ferimentos causados pelas aves maiores nas menores, refletindo-se em prejuízos no abatedouro. “É esperado que o lote atinja 80% da uniformidade desejada, uma vez que os equipamentos são padronizados para o abate e processamento de aves uniformes”.

“Com a oscilação dos preços e demanda ainda abaixo do ideal, os avicultores precisam colocar em prática estratégias para tornar a produção mais eficiente e com menor custo, para assim manter a rentabilidade. Nesse sentido, a uniformidade do lote é muito importante e precisa fazer parte do planejamento”, aconselha o médico-veterinário da Auster Nutrição Animal.

O manejo precisa ser ajustado desde o alojamento. “Nesse período as aves passam por importantes transições fisiológicas devido ao desenvolvimento do sistema imunológico, trato gastrointestinal (TGI) e sistema termorregulador. Só na primeira semana, o peso é multiplicado por quatro sendo o desenvolvimento do TGI responsável por grande parte desse resultado”, detalha o especialista.

Cassio Oura recomenda que o avicultor precisa estar atento ao conforto térmico, com aquecimento e renovação do ar, evitando o acúmulo de gases na instalação. O fornecimento de água e ração de qualidade também é fundamental. Quanto mais rápido as aves forem estimuladas à alimentação, melhor será o desenvolvimento e uniformidade dos lotes.

Aliada ao manejo, a nutrição possui papel fundamental na manutenção da uniformidade do lote e na busca da produtividade. A qualidade da dieta é responsável por garantir todos os nutrientes necessários para as aves expressarem seu potencial genético.

“Cada negócio precisa de estratégias nutricionais personalizadas. Por isso, a Auster tem um leque de soluções que se adaptam à realidade de cada produtor. Oferecendo desde o tratamento da água e retirada de biofilmes até enzimas de última geração que possibilitam maior certeza na obtenção de resultados superiores, uma vez que reduzem os fatores antinutricionais da dieta e, com isso, maximizam o aproveitamento de nutrientes e energia das matérias-primas. Além de oferecer o aporte nutricional para as aves enfrentarem os desafios em qualquer época do ano, o produtor garante que o seu investimento em alimentação de qualidade traga retorno econômico”, completa Cassio Oura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar