Brasil,

Manejo inicial de bezerras é essencial para o sucesso na pecuária leiteira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Estrela
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Manejo-inicial-de-bezerras-e-essencial-para-o-sucesso-na-pecuaria-leiteira-divulgacao-auster-agrindus Manejo-inicial-de-bezerras-e-essencial-para-o-sucesso-na-pecuaria-leiteira-divulgacao-auster-agrindus

A produção leiteira é uma atividade multidisciplinar que engloba uma série de etapas e os detalhes podem representar a diferença entre o lucro e o prejuízo. “Tudo começa com a criação adequada das bezerras e os cuidados essenciais logo após o seu nascimento. O desenvolvimento adequado e a baixa taxa de mortalidade são objetivos a serem atingidos nesse período e normalmente estão associados às boas práticas de nutrição, sanidade, conforto e manejo”, alerta Wiliam Tabchoury, engenheiro agrônomo da Unidade de Bovinos da Auster Nutrição Animal.

“O primeiro passo para se obter sucesso na criação da bezerra começa pelo fornecimento adequado de colostro de qualidade elevada nas primeiras horas de vida. A bezerra nasce sem imunidade e recebe os primeiros anticorpos por intermédio do colostro. Em seguida, inicia o desenvolvimento do seu sistema imune. Esse período é crucial, pois eventuais falhas nesse processo acarretarão enormes prejuízos, que não serão revertidos no futuro, infelizmente”, destaca o especialista da Auster.

Tabchoury lembra que as bezerras recém-nascidas passam a maior parte do tempo deitadas (20 horas diárias, em média), a exemplo dos bebês humanos. Dessa forma, cuidados especiais com o conforto e as instalações são muito importantes, como uso de baias individuais, com palha na cama para manter a termorregulação da bezerra, iluminação, ventilação e, se possível, ambiente coberto e isolado dos animais mais velhos por até 30 dias de idade. O uso de vasilhames individuais para fornecimento de água e alimento também contribui para evitar a transmissão de doenças.

“O manejo alimentar e nutricional é um ponto de extrema importância durante todo o período inicial da vida da bezerra, chamada de fase aleitamento que dura, em média, de 2,5 a 3 meses. Nesse período relativamente curto há três dietas distintas, partindo de líquida, indo para líquida-sólida e, por último, somente sólida. A dieta líquida exige densidade maior de proteína e energia. Por isso, o uso de sucedâneo lácteo é indicado para os programas de aleitamento. Entre suas vantagens estão a estabilidade nutricional (mesma composição) e a maior comodidade, por estar desvinculado do horário de ordenha, permitindo o seu uso a qualquer hora do dia”, detalha Wiliam Tabchoury.

O consumo de sucedâneo lácteo com nível de proteína entre 22% e 27%, com zero de fibras e formulado com matérias-primas de alta digestibilidade, como é o caso da linha NATTIMILK, da Auster, tem relação direta com a idade do primeiro parto e com a produção futura de leite. Estudos comprovam que bezerras como ganho de peso médio diário superior a 800 gramas irão produzir cerca de 1.500 litros de leite a mais, já na primeira lactação.

“É um alimento completo, devidamente formulado para promover o aumento do ganho de peso e a redução da incidência de doenças e, consequentemente, da mortalidade. Ele promove o aumento de ganho de massa magra do animal, que é responsável pelo maior desenvolvimento da caixa corporal, resultando num biotipo ‘mais atlético’, com ganhos na capacidade produtiva e na sanidade ao longo de toda a vida do animal”, explica.

Ainda é fundamental garantir que as bezerras tenham acesso constante à água potável, limpa e fresca, fundamental nesta fase e para a produção de leite em geral. “Não podemos esquecer de implementar programas eficazes de vacinação e vermifugação, com foco na prevenção das doenças mais graves. Afinal, o elevado status sanitário das bezerras tem impacto econômico importante e permitem aos animais alcançar todo o seu potencial zootécnico. Por fim, o carinho no cuidado e no manejo dos animais é muito importante. As bezerras se comportam como verdadeiras ‘bebês’, portanto, precisam de todo cuidado, atenção e uma dose extra de carinho. Com bezerras bem-criadas é dado o primeiro passo para se obter êxito na atividade leiteira: um investimento seguro, que trará retorno no bolso e bem-estar dos produtores de leite”, conclui Tabchoury


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar