Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Confina Brasil 2023 finaliza terceira semana de pesquisa-expedicionária em SP e PR

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Scot-Consultoria-Confina-Brasil-2023-finaliza-terceira-semana-de-pesquisa-expedicionaria-em-SP-e-PR-foto-divulgacao Scot-Consultoria-Confina-Brasil-2023-finaliza-terceira-semana-de-pesquisa-expedicionaria-em-SP-e-PR-foto-divulgacao

Os principais destaques das visitas em São Paulo e Paraná do Confina Brasil 2023, pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria, foram dietas bem definidas para a engorda dos bovinos, uso de tecnologia para identificação do rebanho, produção de carne gourmet com Wagyu – raça bovina oriental, conhecida pelo potencial na produção de carne marmorizada, resultando em produto final com qualidade superior – , além de direcionamento da proteína produzida para abastecimento de supermercado próprio.

De 19 a 23 de junho, profissionais do Confina Brasil, especializados em pecuária, estiveram em nove cidades, onde estão localizados dez sistemas de produção, intensivos ou semi-intensivos.

Bem-estar animal – Em visita à Agropecuária Cachoeirinha, em Guarapuava (PR), a zootecnista Jayne Costa, analista de mercado da Scot Consultoria, relatou a adoção de tecnologia na identificação do rebanho para redução de estresse e consequente geração de conforto aos bovinos. “O rebanho da Cachoeirinha, predominantemente Angus, é 100% identificado com brinco eletrônico. A equipe reconhece a importância do bem-estar animal para incremento na produção”.

Os bovinos de reposição, enviados por parceiros, também recebem o mesmo padrão de brincagem. No confinamento, também é comum o uso de tablet para organização dos lotes, com o objetivo de separar os bovinos para engorda e entrada na recria. “Vale destacar que o bem-estar animal é um item muito importante para os gestores da propriedade, o que levou ao investimento em curral antiestresse”, informa Jayne.

Carne premium – Os gestores Paulo e Paula Mendonça, da Estância São Miguel, em Siqueira Campos (PR), trabalham com bovinos Angus, Braford e Wagyu.

Wagyu, a raça oriunda do Japão, tem predisposição genética para marmorização da carne, o que a torna uma opção diferenciada no mercado. Com capacidade estática para dois mil bovinos (em sua maioria Angus), a Estância São Miguel tem sua marca própria de carne. Para comercializar um produto de qualidade bem definida, o confinamento foca na aquisição de animais geneticamente superiores.

Dieta – Localizada em Guarapuava (PR), a Chácara Bela Vista faz parte da CooperAliança, da qual seu proprietário é um dos sócios-fundadores. Com plantel bem dividido entre machos e fêmeas, a dieta recebe atenção especial, com o aproveitamento de diferentes ingredientes. “Observamos que a silagem de trigo reduz o rendimento de carcaça das fêmeas, entretanto, aumentam o consumo, colaborando com ganho de peso. Por isso, a dieta inclui 55% de um concentrado peletizado produzido pela cooperativa Agrária, junto aos 45% de silagem de trigo. Porém os níveis de inclusão da dieta variam de acordo com as categorias.”, comenta a equipe do Confina Brasil.

A Bela Vista utiliza ultrassonografia de carcaça para realizar a seleção genética dos bovinos – sendo a maioria Angus. O ultrassom é usado, principalmente, na entrada do confinamento e para definição do sêmen que será utilizado nas fêmeas (acasalamento). Além disso, a reposição é feita de forma rigorosa para garantir inclusão de bovinos com qualidade genética superior.

Abastecimento de supermercado próprio – A rede de supermercados Bergamini, com lojas nos bairros de Jacanã e Jardim Brasil, na Zona Norte da cidade de São Paulo, é abastecida com carne produzida na Fazenda Bergamini. A capacidade estática do confinamento é de 7 mil bovinos, todos Nelore. Quando os bovinos chegam ao ponto de abate, são levados ao frigorífico próprio e, posteriormente, os produtos são enviados às lojas na capital paulista.

“A estrutura do confinamento é excelente. É muito bem organizada. A propriedade também se destaca pela recria a pasto e a engorda intensiva. O foco dos sistemas de produção é a qualidade de seus produtos, para abastecer seus próprios Supermercados Bergamini”, assinala Diego Rossin, médico-veterinário e técnico do Confina Brasil.

Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas e entidades do agronegócio:

São patrocinadores "Ouro":

- Casale
- Elanco
- FS Bioenergia
- Nutron

No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.

Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.

São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar