Brasil,

Adubação nitrogenada no milho: conhecimento é a melhor ferramenta disponível

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Adubação nitrogenada no milho: conhecimento é a melhor ferramenta disponível

Pesquisador da Fundação MT orienta o produtor com o objetivo de melhorar a produtividade da cultura na segunda safra

A adubação nitrogenada na cultura do milho está diretamente ligada à alta produtividade. É hoje uma das principais práticas que tem demonstrado resultados significativos nas pesquisas. Isso porque, geralmente, os solos com anos de agricultura possuem baixo teor de matéria orgânica e, portanto, não são suficientes para suprir as necessidades do grão e por isso precisam de suplementação. A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) tem buscado obter essas respostas com experimentos ao longo dos anos, tendo em vista que conhecimento é a melhor ferramenta disponível para obter sucesso nesta prática.

Para contextualizar, na safra 2020/21 houve atraso na semeadura da soja em função da irregularidade nas chuvas. Consequentemente, o plantio das culturas de segunda safra foi postergado, como é o caso do milho. Além disso, o engenheiro agrônomo e pesquisador de Solos e Sistemas de Produção, Felipe Bertol, pontua que o produtor encontrou dificuldade na aquisição de sementes de milho no mercado para áreas de algodão que, por janela, viraram milho. Por outro lado, o preço do grão estava atrativo e o dos fertilizantes nem tanto. Nesse cenário, é possível que o agricultor se pergunte qual será o investimento a ser feito em adubação nitrogenada e se vale a pena esse investimento.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que existe um conjunto de fatores importantes para a operação, principalmente porque o Nitrogênio (N) é um dos elementos mais complexos a se manejar. “É preciso observar a fonte de onde se obterá o elemento, os seus prós e contras. A data de semeadura do milho e consequentemente com essa data, observar também o potencial produtivo daquela área”, pontua Bertol.

Por exemplo, se semeado na abertura da janela de milho segunda safra, quando há mais água disponível pelas chuvas, maior será seu potencial. Se o plantio foi realizado mais para o fim da janela, menor disponibilidade de água, então, consequentemente, menor é o potencial. Outro aspecto a ser levado em conta é a escolha do material genético e sua relação de resposta à adubação nitrogenada.

Na prática

Quando tratamos da prática de adubação e fertilização no milho safrinha em ambientes argilosos, o pesquisador diz que é necessário prestar atenção para: a fonte, o momento da aplicação e na dose. “Então pela lógica, se eu tenho um material genético mais responsivo ao Nitrogênio, com maior teto produtivo e a semeadura realizada mais cedo, maior será a resposta da adubação em produtividade”, detalha. Já quando este mesmo material genético é semeado mais tarde, automaticamente a resposta é menor, já que o insumo mais importante para a segunda safra é a água, que estará em menor quantidade. O detalhe é que por serem híbridos mais sensíveis, geralmente, as perdas por serem híbridos simples são maiores do que nos considerados mais rústicos, que são mais resistentes (geralmente híbridos duplos).

Ele ressalta que os híbridos mais rústicos, ainda assim, mesmo semeados em janela preferencial e com mais resistência, não conseguem competir com os mais sensíveis devido ao seu menor potencial produtivo por natureza.

Dose e fonte certa

A adubação nitrogenada é realizada em doses e é outro fator a ser levado em conta. “Se o produtor utilizar doses em áreas em que não se tem boas condições climáticas de produzir mais, ele está perdendo dinheiro”, esclarece Bertol. Falando da fonte do N, ele pondera que ao elencar prós e contras de cada uma, é possível saber como utilizá-las a seu favor. “Se for o caso de uma fonte de inibidor de urease (NBPT), com menor volatilização da ureia, eu tenho que encaixá-lo no melhor momento para que ele expresse esse recurso, geralmente no pico operacional e com maior volume de chuvas. Já que essas tecnologias têm custo mais elevado”, finaliza.

Fundação MT: Criada em 1993, a instituição tem um importante papel no desenvolvimento da agricultura, servindo de suporte ao meio agrícola na missão de prover informação técnica, imparcial e confiável que oriente a tomada de decisão do produtor. A sede está situada em Rondonópolis-MT, contando com três laboratórios e casas de vegetação, seis Centros de Aprendizagem e Difusão (CAD) distribuídos pelo Estado nos municípios de Sapezal, Sorriso, Nova Mutum, Itiquira, Primavera do Leste com ponto de apoio em Campo Verde e Serra da Petrovina em Pedra Preta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar