Treinamento ajuda na tomada de decisão para o controle das plantas daninhas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição da "Escola de Herbicidas", que será realizada de 20 a 22 de março pela Fundação MT

Conhecimento técnico é importante em todas as etapas da atividade agrícola e na hora de controlar as plantas daninhas isso não é diferente. Pensando em auxiliar a classe produtora e profissionais do setor com este problema que a cada safra causa perdas de produtividade e prejuízos, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) promove a terceira edição da Escola de Herbicidas. Serão aulas em turmas, de 20 a 22 de março, em Primavera do Leste/MT. O principal intuito é o de levar informações que garantam maior precisão e segurança para decisões acerca da matocompetição nas lavouras.

O treinamento será realizado 100% a campo, de forma prática, com foco em observar o controle de plantas daninhas e a seletividade dos herbicidas para as culturas agrícolas. Conforme explica o pesquisador da instituição, doutor em Fitotecnia, Lucas Barcellos Júnior, na oportunidade haverá demonstração de eficácia de misturas de herbicidas; novos produtos disponíveis no mercado, seletividade de herbicidas para culturas e controle de plantas daninhas jovens e velhas. Isso totalizará mais de 2.000 combinações diferentes a campo.

Dinâmica do curso

O público alvo da Escola de Herbicidas é principalmente produtores, consultores, engenheiros agrônomos, equipe técnica de fazendas, estudantes e demais pessoas ligadas ao agronegócio com interesse no assunto. Para o profissional, é fundamental a capacitação técnica individual e coletiva no conhecimento dos herbicidas. “Sem dúvidas, entender a eficácia de controle dos herbicidas e a seletividade para as culturas agrícolas, possibilitará tomada de decisão mais assertiva no posicionamento e recomendação dos produtos para as próximas safras”, completa Barcellos.

Os participantes saberão mais sobre: aplicação em dois estágios de desenvolvimento das plantas daninhas; aplicação em área gradeada para observação de residual de herbicidas; e aplicação em pré-emergência de cinco culturas, visando avaliar a seletividade. Além disso, obterão entendimento sobre aplicação em pós-emergência de cinco culturas, visando avaliar a seletividade; mistura de herbicidas; aplicação de herbicidas do mercado com registro para soja, milho e algodão, além da abordagem de 12 mecanismos de ação.

As Inscrições podem ser realizadas no site da instituição em: https://www.fundacaomt.com.br/eventos/escola-de-herbicidas-iii-edicao-52fa.

Fundação MT: Criada em 1993, a instituição tem um importante papel no desenvolvimento da agricultura, servindo de suporte ao meio agrícola na missão de prover informação técnica, imparcial e confiável que oriente a tomada de decisão do produtor. A sede está situada em Rondonópolis-MT, contando com três laboratórios e casas de vegetação, seis Centros de Aprendizagem e Difusão (CAD) distribuídos pelo Estado nos municípios de Sapezal, Sorriso, Nova Mutum, Itiquira, Primavera do Leste com ponto de apoio em Campo Verde e Serra da Petrovina em Pedra Preta.