Brasil,

Desidratação é problema também para os equinos. Prevenção inclui suplementos eletrolíticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Fabris
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

VETNIL-Desidratacao-e-problema-tambem-para-os-equinos-foto-divulgacao VETNIL-Desidratacao-e-problema-tambem-para-os-equinos-foto-divulgacao

A desidratação é uma preocupação importante quando se trata de cavalos atletas, tendo em vista que pode comprometer a saúde e o desempenho atlético dos animais. "Entre os fatores que aumentam o risco de desidratação e precisam de atenção maior, estão o clima quente – mais comum nesta época do ano – e os próprios exercícios físicos, que levam à produção de suor e causam perda de água por evaporação. Outro ponto é que os equinos são extremamente exigentes quanto à qualidade da água. Assim, a mudança de ambiente – e, consequentemente, da fonte de água - pode ser mais um estímulo para que parem de bebê-la", alerta o médico-veterinário Ricardo Moraes, gerente de marketing de equinos da Vetnil, uma das líderes em medicamentos e suplementos para a espécie no Brasil.

"A sudorese em equinos é um tópico extremamente importante. E até mesmo curioso, porque, diferentemente do que ocorre em humanos, o estímulo de sede não aumenta proporcionalmente à água perdida através do suor. Isso acontece porque, nessa espécie, o suor é isotônico, ou seja, conforme os cavalos suam, os fluidos do seu corpo não ficam mais concentrados. Isso porque a quantidade de eletrólitos perdida no suor dos cavalos é maior. Portanto, além de demorarem mais para ter um estímulo central de sede, ainda apresentam maior perda de minerais importantes por meio da sudorese", complementa o médico-veterinário.

Em média, um cavalo adulto de 500 quilos pode ingerir de 20 a 50 litros de água por dia, mas esses valores podem variar consideravelmente de acordo com idade, prenhes, intensidade da atividade física exercida, transporte, umidade do ar, temperatura externa e dieta. Esses fatores interferem na quantidade de água demandada pelo organismo e a quantidade que é perdida para o ambiente.

“Diante desse desafio, é preciso estimular o consumo de água pelos equinos. Afinal, animais atletas em competições podem perder de 5 a 12 litros de água por hora apenas pelo suor, o que acarreta na redução de eletrólitos, elementos importantes para diversas funções orgânicas e necessários para compensar as perdas energéticas causadas pelo esforço físico", salienta Ricardo Moraes.

Um importante aliado na prevenção da desidratação é o oferecimento de suplementos eletrolíticos, que estimulam o consumo da água, evitando complicações como cólicas por compactação, causadas por alimentos ingeridos que ficam "ressecados" no organismo e obstruem porções do intestino. "A suplementação atua na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor. Desse modo, ajuda a garantir o equilíbrio hidroeletrolítico dos animais expostos a condições de clima quente e rotinas intensas de treinos e competições. Os eletrólitos têm um papel fundamental no estímulo da sede, já que aumentam a osmolaridade plasmática e fazem com que o animal passe a consumir água espontaneamente, o que é essencial para reposição dos fluidos perdidos. Deve-se focar especialmente na reposição dos conhecidos macrominerais, eletrólitos que são demandados em grande quantidade pelo organismo equestre, como sódio, potássio, cloro, magnésio e cálcio, além de também ser recomendado oferecer, conjuntamente, aminoácidos que são mais consumidos durante situações estressoras, como glicina e glutamina, além de componentes energéticos e ergogênicos, como a maltodextrina e betaína, respectivamente, especialmente para animais em prova.", complementa o especialista.

A Vetnil conta com uma linha de suplementação eletrolítica para equinos, com destaque para Eletrolítico®, Eletrolítico® Booster Cenoura e Eletrolítico® Booster JCR. O uso é recomendado de 4 a 6 horas antes da atividade física, podendo ser repetido durante e após as práticas. Em todos os casos, é essencial que, após a ingestão do suplemento, os cavalos tenham acesso à água fresca, que deve ser limpa e ficar sempre à disposição do animal. "Levando em conta que os equinos são altamente perceptivos em relação a odores, o líquido não pode ter sulfatos, tanino, vegetação em decomposição, algas ou subprodutos de microrganismos", orienta o gerente de marketing de equinos da Vetnil.

Sobre a Vetnil

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar