Brasil,

EMBRAPII e ABIFINA assinam acordo de estímulo à inovação em Biotecnologia e Química Fina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Giffoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Evento apresentou modalidades e debateu oportunidades de apoio às indústrias que operam nessas áreas, além de apresentação de casos de sucesso

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA) participaram, nesta terça-feira, 04 de outubro, de encontro que discutiu linhas de fomento e inovação na indústria de química fina. Na ocasião, um Acordo de Cooperação foi firmado pelo Diretor-presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon, e o Presidente da ABIFINA, Marcus Soalheiro.

Serão beneficiárias do acordo operacional entre EMBRAPII e Abifina as empresas que desenvolvem pesquisas nas áreas de Química Fina, Biotecnologia e suas especialidades, atuantes em segmentos variados, tais como medicamentos e vacinas, Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), produtos da biodiversidade, defensivos agrícolas, produtos veterinários, catalisadores, entre outros.

Nas palavras iniciais, Soalheiro falou sobre a importância de fomentar a independência nos segmentos de Biotecnologia e Química Fina. Gordon ressaltou que essas são áreas estratégicas para a instituição e que a parceria irá apoiar as empresas associadas à ABIFINA a usufruírem das vantagens do modelo EMBRAPII, entre elas o acesso à rede de 77 Unidades EMBRAPII (UEs), que são Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) credenciadas de todo o país.

O evento contou com apresentação das modalidades de fomento da EMBRAPII e exemplos de sucesso nas áreas correlatas, além de exposição dos trabalhos desenvolvidos em quatro UEs: Centro de Química Medicinal (CQMED/Unicamp), Instituto Senai de Inovação em Química Verde, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

O encontro também foi uma oportunidade para homenagear o ex-diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, por suas contribuições ao longo de sua trajetória profissional como pesquisador, bioquímico e docente na área em oito diferentes universidades brasileiras, além de sua atuação nos sete anos em que esteve à frente da EMBRAPII, período em que contribuiu para consolidar o modelo de fomento da instituição, que já resultou no apoio a mais de 1.700 projetos de inovação em diferentes áreas industriais.

Casos de sucesso

A diretora de Biodiversidade da ABIFINA, Cristina Ropke, falou sobre a importância de fortalecer a inovação e as cadeias de fornecimento para o desenvolvimento tecnológico no Brasil e analisou as parcerias com Unidades EMBRAPII. Ela trouxe o exemplo de um projeto realizado em parceria pelo Grupo Centroflora e o Instituto Senai de Inovação em Química Verde, uma Unidade EMBRAPII, que utiliza o jaborandi para extrair um IFA - Insumo Farmacêutico Ativo 100%, produzido a partir de uma planta brasileira e exportado para vários países do mundo. "Somos usuários e fãs do modelo EMBRAPII", ressaltou.

A Diretora de Inovação da Oxiteno, Renata Haenel, falou de inovação aberta e lembrou que a empresa vem evoluindo com os projetos EMBRAPII desde 2013. A Oxiteno pretende ativar mais três projetos em parceria até o fim de 2022. "Com certeza, é um instrumento de fomento que a gente considera em todas as nossas análises de projeto, onde temos desafios tecnológicos além do que conseguimos trabalhar internamente. Estamos muito felizes", comentou sobre os apoios recebidos pela EMBRAPII ao longo do tempo.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 77 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. Mais de 1700 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões em investimentos.

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia (ME) e Saúde (MS).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar