Brasil,

Tiofanato-metílico: fungicida importante para o manejo integrado de doenças de plantas e para a sustentabilidade da agricultura brasileira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por José Otávio Menten, Professor Sênior USP/ESALQ e Presidente do CCAS

Apesar de todas as medidas de manejo utilizadas, as doenças de plantas ainda causam cerca de 10-15% de redução da produção. Há necessidade permanente de se utilizar todas as medidas de controle disponíveis envolvendo métodos legislativos, genéticos, culturais, físicos, biológicos e químicos. A maior parte de doenças de plantas de importância econômica é causada por fungos. Os fungicidas são, frequentemente, a medida mais eficiente e viável de controle das doenças, sendo essenciais no manejo integrado, procedimento que contribui para a sustentabilidade da agricultura. Se fungicidas não fossem utilizados, haveria redução de 10-15% da produção, com impacto na disponibilidade e preço dos alimentos, fibras e bioenergia.

Existem diversos fungicidas para uso agrícola que diferem quanto ao princípio geral de controle envolvido, mobilidade na planta, espectro de ação, etc. Entre os fungicidas mais usados e eficientes, destacam-se os sitio-específicos/ sistêmicos.

Tiofanato metílico é um fungicida do grupo químico dos benzimidazóis, sistêmico, sitio específico, com amplo espectro de ação (eficiente contra diversas classes de fungos fitopatogênicos). Está sendo reavaliado pela ANVISA, do Ministério da Saúde, por supostos efeitos colaterais inaceitáveis. Trata-se de defensivo agricola em uso desde a década de 1960, isoladamente ou em mistura com outros fungicidas de grupo químicos com diferentes mecanismos de ação.

Tiofanato metílico possui excelência no controle de fitopatógenos como Colletotrichum, Fusarium, Cercospora, Corynespora, Stenocarpella, Aspergillus e Sclerotinia em culturas como soja, milho, algodão e feijão. Apresenta sinergia com fungicidas dos grupos das estrobilurinas, carboxamidas e fenilpiridinilaminas no controle de fungos dosolo e das sementes, como Rhizoctonia.

Trata-se de um dos principais fungicidas para tratamento de sementes. Cerca de 95% das sementes de soja, milho, algodão, feijão e outras culturas são tratadas com fungicidas, principalmente envolvendo a mistura entre um protetor e um curativo, onde se destaca o tiofanato metílico. O tratamento de sementes, tanto industrial como "on farm", além de eficiente, apresenta amplas vantagens toxicológicas e ambientais. Aspecto relevante para a manutenção do tiofanato metílico está relacionado ao manejo de resistência, onde a mistura ou alternância entre produtos com diferentes mecanismos de ação é essencial.

Tiofanato metilico, do grupo benzimidazois, é importante para ser utilizado com fungicidas dos grupos dos triazóis, estrobilurinas e carboxamidas. O tratamento de sementes com fungicidas, introdução de patógenos em áreas isentas, garantir estande adequado, produzir plantas vigorosas e eliminar o inóculo inicial de patógenos causadores de epidemias.

É extremamente preocupante a retirada do mercado do tiofanato metílico. Haverá maior risco de aumento de várias doenças em diversas culturas importantes para o Brasil. Consequentemente, deverão ocorrer impactos econômicos, ambientais e sociais negativos para toda a população. Espera-se que prevaleça a análise técnico- científica e que o tiofanato metílico seja mantido como medida eficiente e segura para o manejo de doenças de plantas no Brasil.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicílio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar