Brasil,

A indústria dos organismos vivos: Insumos biológicos ganham espaço no setor agroindustrial por meio do tratamento de sementes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Maia
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Legenda foto soja: Divulgação/ Pixabay Legenda foto soja: Divulgação/ Pixabay

Nilton Sergio Jaeger da Silva Filho

Com setor agrícola cada vez mais preocupado com a segurança do produtor e também do meio ambiente, o tratamento industrial de sementes com inoculantes biológicos tem ganhado a preferência dos agricultores, pois proporciona uma produção segura e rentável. O setor de soluções biológicas para a agricultura está em uma fase de crescimento exponencial. De acordo com a CropLife Brasil, a indústria de produtos biológicos faturou somente em 2021 R$1,56 bilhão, um crescimento acima de 35% em relação ao ano de 2020. Até 2025, estima-se uma taxa de crescimento também da ordem de 35%. Mas, como funciona a produção de um insumo biológico em escala industrial e quais os seus benefícios?

Um dos métodos mais comuns no tratamento de sementes (químico + biológico) é a aplicação por máquinas de batelada. Neste processo, há muita tecnologia embarcada, onde é possível adicionar produtos de forma independente e com a exato dose por quilograma de sementes. A primeira aplicação geralmente é feita com os defensivos agrícolas que são utilizados para prevenção de pragas e doenças, logo em seguida é aplicado o polímero para homogeneizar e para proteger a próxima camada de biológicos, assim é possível criar uma camada protetora sem prejudicar os organismos vivos.

A Novozymes foi pioneira e é referência nas tecnologias biológicas para o tratamento de sementes industriais. Um exemplo claro disso é o inoculante longa vida que a cada dia ganha mais a confiança do agricultor, pela própria tecnologia tanto pela facilidade do abra e plante diretamente. Hoje a Novozymes fornece para as melhores sementeiras dois tipos de tecnologia: a turfosa voltada para regiões mais tropicais que é o caso do cerrado e a líquida para o sul do país. Alcançar esse nível de tecnologia foi só foi possível graças a uma série de testes de campo e em laboratório que foram desenvolvidas para manutenção da vida de bactérias benéficas que ajudam o agricultor a produzir mais e melhor. Em um processo de tratamento industrial, a última etapa é a inserção de um protetor de alta tecnologia que faz proteção tanto física, quanto osmótica, o que evita a mortandade das bactérias.

Optar pelo tratamento industrial oferece várias vantagens em relação ao tratamento on farm (dentro da fazenda). Uma dessas vantagens é a economia, pois o produtor consegue colocar a quantidade correta de produto por semente. Um saco de soja, por exemplo, chega a conter 200 mil sementes. Com o sistema industrial, é possível colocar a quantidade correta de cada produto em cada semente, o que gera uma assertividade superior a 95%.

No solo

Quando a semente começa a se tornar planta e formar as radículas, o Bradyrhizobium (bactéria inserida na semente industrialmente) inicia a simbiose com a planta. Os microrganismos, por sua vez, sinalizam às plantas que são benéficos, comunicando que se a soja fornecer nutrientes, as bactérias lhes fornecem nitrogênio, pois elas têm o poder de captar o nitrogênio do ar e fixá-lo na planta.

Para averiguar se o inoculante na semente foi corretamente aplicado, o produtor necessita coletar algumas plantas e verificar o vigor da nodulação nas raízes. Quanto maior o tamanho, número e próximo da raiz principal, melhor será a correspondência de aporte de nitrogênio da planta e consequentemente um maior potencial produtivo.

* Nilton Sergio Jaeger da Silva Filho é engenheiro agrônomo e representante técnico de vendas da Novozymes

Sobre a Novozymes

A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Juntamente com clientes, parceiros e a comunidade internacional, aprimoramos o desempenho industrial ao mesmo tempo em que preservamos os recursos do planeta e auxiliamos na construção de uma vida melhor. Como maior provedor mundial de tecnologias microbianas e de enzimas, nossa bioinovação permite maior produção agrícola, lavagem à baixa temperatura, produção energeticamente eficiente, combustível renovável e muitos outros benefícios com os quais contamos hoje e no futuro.

Chamamos isso de Repensando o Amanhã.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar