Brasil,

MFG é a maior produtora de carne certificada Angus do Brasil Central

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adilson Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Desempenho mereceu prêmio entregue dia 30 de agosto, em cerimônia realizada durante a Expointer 2022

A feira é uma das maiores do agronegócio nacional, em especial para a pecuária taurina e à carne de qualidade. Ontem, dia 30, a MFG Agropecuária foi agraciada com o “Top Produtor Carne Angus Certificada”, prêmio concedido por alcançar a condição de maior fornecedora do produto no Brasil Central, envolvendo sete estados da federação. Segundo a promotora da honraria, a Associação Brasileira de Angus, a empresa abateu quase 8 mil animais enquadrados no programa.

A MFG Agropecuária é uma das maiores empresa especializadas na terminação de bovinos em regime intensivo, com previsão de 280 mil abates até o dezembro. Vagner Lopes, gerente corporativo de Originação de Gado da empresa, avalia que é um privilégio receber esse prêmio da maior entidade do Angus.

“Entendemos que este é um reconhecimento ao trabalho realizado todos esses anos, não só fomentando genética eficiente da raça Angus como também entregando aos consumidores mais exigentes uma carne de excelente qualidade, por meio de animais bem-acabados. Estamos lisonjeados”, enfatiza o executivo.

Laços de apoio

A MFG Agropecuária possui 15 anos de operações e foi uma das pioneiras no fomento à produção de animais ½ sangue Angus no Brasil Central. Lopes está desde o começo dessa jornada e por isso acompanhou todo o trabalho de incentivo à raça britânica no cruzamento industrial com espécie zebuína, em especial do Nelore.

Esse trabalho se deu junto aos seus parceiros, onde a MFG garantia o custo de protocolos de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) às fêmeas destinadas à reprodução. Uma vez habilitadas, as fazendas parceiras recebiam serviços para serem pagos somente na entrega dos bezerros gerados, sejam na desmama ou recriados, ou mesmo garrotes prontos para abate em uma das unidades Marfrig, parceiro do Programa Angus Carne Certificada. “Nosso projeto começou em 2009, cresceu muito e se perpetua até nossos dias, sempre buscando qualidade e não somente quantidade”, reforça Lopes.

Os pré-requisitos para que os animais recebam a certificação são claros: mínimo de 50% de genética Angus, serem jovens, com cobertura de gordura mínima mediana (3 a 6 mm) e conformação de carcaça adequada. Técnicos da Associação Brasileira de Angus acompanham todas as etapas, garantindo a identidade e o elevado nível de qualidade do produto.

São inspecionados ainda nos currais e as carcaças assistidas em todo o processo industrial, que envolve a tipificação, certificação de desossa e a rastreabilidade. Os profissionais visitam as fazendas e trocam informações com os pecuaristas visando a qualificação de seus rebanhos e a regularidade na oferta de animais.

Expansão MFG

Com estruturas instaladas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e mais recentemente no Rio Grande do Sul, a MFG Agropecuária confinou, em 2019, 78,6 mil bovinos, número que, em 2021, superou os 220 mil. Projeta-se de um salto próximo a 28% este ano, com expectativa para 350 mil abates em 2023.

Em média, 85% desses animais pertencem a pecuaristas parceiros. O sistema permite aliviar as pastagens, aumentar a taxa de lotação anual das propriedades, incrementar a taxa de desfrute, melhorar o fluxo de caixa, antecipar receitas, produzir mais arrobas de carne por hectare, otimizar a recria, reduzir custo operacional e fugir do efeito “boi sanfona”.

“Estamos propondo ser uma extensão da fazenda dos nossos parceiros, em uma espécie de simbiose virtuosa e produtiva, na qual buscamos melhorar a rentabilidade dos pecuaristas, assumindo a terminação de seus animais, a partir das mais modernas tecnologias”, conclui o gerente geral de Compra de Gado da MFG.

Prêmio “Top Produtor”

Ana Doralina Menezes, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, esclarece que o prêmio “Top Produtor” foi criado pela Associação Brasileira de Angus para conferir maior reconhecimento e estímulo aos produtores credenciados. A iniciativa comemora 19 anos de execução e, agora, seus dirigentes sentiram a necessidade de contar suas histórias fabulosas. A premiação diferencia pecuaristas em nível estadual (RS) em diferentes categorias: volume (mais abates), índices de certificação (percentagem de animais certificados) e os melhores estreantes, que ingressaram no programa a menos de um ano.

Em nível nacional, foi subdividida em duas categorias: uma para reconhecer produtores da Região Sul (RS, SC e PR) e outra para o Brasil Central (demais estados brasileiros), respeitando as diferenças em genética e manejo encontradas no Pampa e demais biomas. A região Sul, por exemplo, congrega a maior parte dos rebanhos puros da raça Angus, com terminação em regime de pastagem temperada. Já no restante do País predomina a produção de carne a partir de animais meio-sangue (Angus x Zebuíno) manejada em sistema extensivo até sua terminação em confinamento.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar