Agricultura Digital e qualificação profissional: Perfect Flight e Metos criam projeto de captação e capacitação de talentos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Cipollari
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Crescimento da Tecnologia no mercado agro aponta para a necessidade da formação de novos profissionais para acompanhar as tendências do setor. Startups se antecipam e lançam programa de capacitação para atender as demandas da Agricultura Digital de Decisão

O relatório Agricultura Digital 2021 divulgado pela consultoria 360 Research & Reports, em dezembro de 2021, apontou o crescimento global de 183% do uso de tecnologias de software e hardware na cadeia do agronegócio até o ano de 2026. O futuro está logo aí, mas o mercado de trabalho para os profissionais vem acompanhando essa evolução?

No Brasil, o cenário não é diferente. A agricultura passa por uma intensificação do uso de tecnologia em campo. Diversas empresas e startups apresentam constantemente novas soluções para os agricultores. As empresas de tecnologia estão preocupadas em entregar valor ou estão entregando resultados reais? O agricultor sabe realmente o que fazer com esses dados? Onde se encaixam os novos profissionais neste mar de soluções e tecnologias que surgem a cada dia?

Diante de dúvidas e questionamentos e de olho no futuro da agricultura digital no País, a Perfect Flight e a Metos, empresas líderes nos seus ramos de atuação com tecnologia Agro, criaram um programa de capacitação de profissionais diferente e disruptivo: o Projeto Decision – Agricultura Digital de Decisão.

O programa é voltado para a captação e capacitação de talentos que queiram seguir a carreira na agricultura digital. Por meio de treinamentos ministrados em parceria pelas equipes da Perfect Flight e Metos, os integrantes terão um curso de especialização na área de agronegócio, inglês, workshops de parceiros e mentoria. O objetivo é oferecer uma visão completa dos aspectos importantes da aplicação de tecnologia na agricultura moderna.

"Nossa ideia é apresentar uma proposta inédita para o mercado do agronegócio. Queremos fomentar soluções e profissionais que realmente tenham o poder de decidir e mostrar na prática que a tecnologia tem seu valor, especialmente dentro de um conceito de ecossistema de soluções conectadas que juntas geram mais resultado e lucratividade para o campo", disse Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight.

Inicialmente serão abertas cinco vagas para trainees, divididas para as seguintes cidades brasileiras: uma para o estado do Rio Grande do Sul; uma para a região de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; duas vagas para as regiões de Sorriso e Primavera do Leste, no Mato Grosso; e uma para a região de Chapadão do Céu, em Goiás.

Requisitos

Para participar é preciso ser graduado há menos de 2 anos em Agronomia, Engenharia Agrícola ou Agrocomputação. Ter inglês básico, CNH válida, com dois anos de experiência; residir na região da vaga e ter disponibilidade de viagens.

Os selecionados terão aulas e treinamentos em Agricultura Digital e Ferramentas; Agrometeorologia; Sensores climáticos e Aplicações; Sensores de Solo; Manejo da Irrigação e Automação; Planejamento de Operações Agrícolas; Modelos Preditivos de Doenças; Monitoramento automatizado de insetos; Smart City e IoT; O futuro dos dados -Plataformas de gestão – integrações, desafios, soluções; Treinamento Perfect Flight; Venda consultiva/gestão de território/SWOT/SPIN/DISC/CRM; Customer Success/Customer Experience (CS/CX); Empreendedorismo e workshops com outras empresas do ecossistema conectado (John Deere/SOL). Além dos treinamentos ministrados pelas equipes da Metos e Perfect Flight, os trainees terão um curso de inglês com professor particular, online, 1-1, com foco no desenvolvimento da comunicação empresarial e técnica.

Haverá acompanhamento em projetos com clientes; instalações de projetos e manutenções de equipamentos em campo; entregas técnicas, treinamento e capacitações de clientes; estudos e expansões de projetos já instalados e geração de oportunidades e busca por novas aplicações.

“Teremos uma capacitação na prática que é uma maneira de ganhar experiência diretamente junto ao cliente, focando na real utilização das tecnologias em campo”, destaca Luciano Loman, diretor-executivo da Metos Brasil.

Além disso, acontecerá uma capacitação na prática que é uma maneira de ganhar experiência diretamente junto ao cliente, focando na real utilização das tecnologias em campo.

O projeto tem duração de 24 meses e os selecionados receberão uma ajuda de custo, cursos, alimentação, carro, plano telefônico, notebook e plano de saúde. Após a conclusão, os trainees sairão habilitados para atuar como representantes técnico-comercial.

Os interessados em participar devem enviar um currículo para , com o nome do candidato mais o Estado da Federação em que ele vai atuar, no título do e-mail.

Sobre a Perfect Flight

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a Agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici e o advogado Gilberto Theodoro.

Mais informações no site: perfectflight.com.br

Sobre a Metos

Pioneira e líder mundial em soluções de monitoramento e inteligência para o agronegócio. Com tecnologia própria e equipamentos fabricados na Áustria, a Metos atua em mais de 80 países sendo referência mundial e trabalhando em parceria com os principais players do mercado agrícola. Muito mais do que monitoramento climático ou previsão do tempo, suas soluções oferecem informações completas e precisas sobre a fazenda. Os dados reais, e no momento certo, possibilitam a tomada de decisões rápidas e assertivas no dia a dia do campo, resultando em uma melhor gestão das janelas de plantio e colheita, mitigação de riscos climáticos, alertas de riscos de doenças, antecipação e controle do risco de pragas, além de uma significativa economia de recursos como água, insumos, energia e maquinários agrícolas. Suas especializações são: meteorologia, clima, monitoramento climático, previsão do tempo localizada, manejo da irrigação, estação meteorológica, tecnologia, agronegócio, agricultura 4.0, monitoramento de silos e armazéns, alerta de riscos de doenças, monitoramento de pragas e insetos, análise de solo, rastreamento de veículos e implementos, índice de área foliar e mapa de chuvas.

Sobre Paulo Villela

Mestre em Ciências (USP - Campus Pirassununga), Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho). Atuando diretamente com inteligência agronômica na utilização de soluções tecnológicas integradas, desenvolvimento de mercado, pesquisa e inovação. Atualmente no cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight, startup brasileira focada no agronegócio e na gestão sustentável da pulverização de defensivos agrícolas, responsável pelas prospecções de novos negócios e relacionamentos B2B (Business to Business), com multinacionais, cooperativas, associações, revendas, agtech’s e gestão de grandes contas B2C de cana-de-açúcar e citricultura.

Sobre Luciano Loman

Luciano Loman é engenheiro eletrônico formado pela USP; fundador e diretor-executivo da Metos Brasil; presidente da Associação Nuffield Brasil e fanático por tecnologia. Trabalha há quase 10 anos com implementação direta de tecnologia no Agro, atuando com diversos sensores e equipamentos que provêm informações de qualidade para uma eficiente tomada de decisão no dia a dia do campo. Em 2016, participou do programa internacional de desenvolvimento da Nuffield International, pesquisando técnicas e implementações de Agricultura Vertical ao redor do globo e a sua aplicabilidade no cenário brasileiro.