Brasil,

Telescope é o primeiro hub de inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Com a crescente competitividade que o agronegócio vem ganhando a cada dia, a capacidade das empresas em se reinventarem é fator definitivo para o sucesso. A tecnologia e inovação no campo vem contribuindo para os resultados positivos da produção agrícola e ajudando líderes deste segmento a se atualizarem.

As cooperativas, por exemplo, têm trabalhado cada vez mais para atingirem a renovação constante por meio de ações e iniciativas que buscam implementar uma cultura inovadora nas regiões que estão inseridas. Segundo Shandrus Hohne de Carvalho, CEO da Holambra Cooperativa Agroindustrial, o foco está no produtor rural e no ato de atender todas suas necessidades para fazer o negócio prosperar com a menor complexidade para tomadas de decisões. “Para que isso seja possível, é preciso apresentarmos soluções inovadoras para resolver os desafios reais e transformar novos conhecimentos em resultados. A capacidade de inovação que as organizações possuem é fator essencial para as estratégias de negócios e os novos modelos de operações”, afirma Carvalho.

A Holambra Cooperativa Agroindustrial lançou no dia 17 de agosto, quarta-feira, seu primeiro hub de inovação para o agronegócio, o Telescope Holambra – conceito inspirado no telescópio, criado pelo holandês Hans Lippershey em 1608 para observação de objetos à distância. O evento de lançamento aconteceu no Gringo´s Hotel, em Paranapanema-SP, e contou com a presença dos cooperados e de importantes parceiros da Cooperativa.

O novo projeto foi inspirado na ideia de enxergar aquilo que não se vê no dia a dia comum de um produtor rural ou que amplifica a visão de problemas e necessidades existentes em todo ecossistema da jornada do empreendedor do agribusiness. Para Luiz Morcelli, gerente de Inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial, o intuito com a proposta é desenvolver soluções que resolvam as “dores" e diminuam os impactos negativos que podem ocorrer na dinâmica de uma fazenda em todos seus aspectos. “Buscamos, assim, criar um lugar de desenvolvimento e fomento de soluções inovadoras para antes, durante e depois da porteira de cooperados e clientes parceiros, considerando as características culturais, regionais de solo, clima, uso de tecnologia e gestão do negócio, sendo a nossa Cooperativa, a provedora desses serviços com parceria estratégica com as empresas que tenham as melhores soluções ”, explica Morcelli.

“Queremos atender as necessidades do nosso cooperado, oferecendo uma experiência de sucesso. O Telescope foi desenvolvido para aproximar cada vez mais o produtor da transformação digital, permitindo que ele possa participar diretamente do desenvolvimento sustentável – ambiental e do negócio. Nossa ideia é agregar valor aos novos modelos que temos hoje e expor todo o potencial que possuímos na área de Inovação”, afirma Michele Gonçalves, Head de Marketing da Holambra Cooperativa Agroindustrial.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil conta com mais de 12.600 startups ativas. Desse total, segundo a pesquisa Radar Agtech Brasil 2020/2021, pelo menos 1.574 são agtechs, sendo que 48% delas estão localizadas no estado de São Paulo.

A conexão do hub com o mundo externo será feita através da interação com outros hubs, aceleradoras do agro, incubadoras/academia, parceiros, fornecedores e entidades. O hub atuará como um grande observatório das realidades e iniciativas de inovação que estejam ocorrendo no agro, mediante o convívio com estes ecossistemas e fatores mencionados, considerando como filtro e prioridade às necessidades emergentes do dia a dia da Cooperativa. Além disso, é importante ressaltar também a importância da sinergia deste projeto com áreas de assistência técnica e CRM, por exemplo, na geração de inteligência de dados, sendo possível a criação de machine learning.

O Open Innovation, o acesso à estrutura física, o compartilhamento de conhecimento e o impulsionamento para a criação de tecnologias, são algumas das vantagens que o hub de inovação proporciona. O Telescope Holambra assumirá o papel de catalisar, estimular, provocar e materializar oportunidades de inovação, e se dará por meio de uma estrutura amparada pela área de marketing e comandada por Luiz Morcelli, gerente de Inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial, e uma equipe de execução e comercialização, junto aos clientes produtores rurais, incluindo, principalmente, as equipes das startups.

Com o Telescope será possível conectar as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para a Holambra e seus cooperados. A empresa quer trazer vantagens competitivas aos associados, produzir com menores custos e vender com maior eficiência, evidenciando e comprovando os resultados. A ideia é construir um dos principais hubs de fomento ao agro através de inovação, conexão e tecnologia. Um espaço para conectar ideias, soluções, os cooperados e a Cooperativa para transformar os negócios e a vida das pessoas para melhor.

Nova área de Inovação

A nova área de Inovação, comandada por Luiz Morcelli, nasce dentro do Marketing da Holambra, hoje, liderado por Michele Gonçalves, Head de Marketing da Holambra Cooperativa Agroindustrial.

Durante sua trajetória profissional, Morcelli foi Secretário de Inovação e Tecnologia de São Caetano do Sul e sócio da Consultoria e Centro de Inovação Ahoy! Berlin SP. Além disso, liderou o FoodTech Movement – conexão com diversos atores da cadeia do alimento e do ecossistema para a criação de novas oportunidades de negócio para o futuro da alimentação através da inovação e tecnologia.

Sobre a Holambra Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a Holambra Cooperativa Agroindustrial tem sua sede localizada no município de Paranapanema (SP) e se destaca pela excelência no agronegócio. Com área de atuação no território nacional, que soma 70 mil hectares de área explorada e cerca de 160 cooperados, a cooperativa é hoje referência na produção de grãos em todo o Brasil.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar