Brasil,

Com a aproximação do início da safra de soja, agricultores do Rio Grande do Sul se preparam em curso para aplicação de herbicidas hormonais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cláudia Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ADAMA e Cotrijal ministram cursos de boas práticas na aplicação de defensivos para produtores gaúchos. A iniciativa faz parte da plataforma de sustentabilidade da companhia, o ADAMA C.U.I.D.A.

A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, vem apoiando e implementando junto à Cotrijal, cooperativa presente em 53 municípios gaúchos, o curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos, organizado e oferecido de forma gratuita pela cooperativa. Por meio de treinamento teórico e prático, a empresa vem ajudando na capacitação dos produtores rurais em iniciativa da companhia chamada ADAMA C.U.I.D.A. no Campo, que leva conhecimento sobre o uso inteligente de defensivos agrícolas a todo o Brasil.

Com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão desde o início do ciclo de ações de sustentabilidade no campo, na safra 2019/20, o ADAMA C.U.I.D.A. (Compromisso pelo Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas) visa trabalhar três pilares -- econômico, social e ambiental --, por meio de iniciativas de cuidar da lavoura, das pessoas e do solo -- e agora está no Rio Grande do Sul para capacitar mais de 300 agricultores e aplicadores em parceria com a Cotrijal. Ao longo dos dois meses que antecedem a safra soja, principal no Estado, as ações ocorrerão em 10 municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, como Camargo, Candelária, Casca, Mormaço, Muitos Capões, Nova Alvorada, Santo Antônio do Palma, Soledade, Vera Cruz e Vila Maria.

“O curso instrui sobre a melhor forma de aplicação dos herbicidas hormonais. Estes defensivos exigem atenção dos agricultores em relação à regulagem e a calibração do equipamento de pulverização e as condições ambientais na hora da aplicação, como temperatura, umidade e vento, a fim de otimizar as aplicações e evitar a deriva”, afirma Jonatas Maciel, engenheiro agrônomo Desenvolvimento de Mercado da ADAMA.

De acordo com a Cotrijal, as turmas estão lotadas e há fila de espera. Os agricultores precisam obter o Cadastro dos Aplicadores de Produtos Agrotóxicos Hormonais por conta de determinação de Instrução Normativa 06/2019, no Rio Grande do Sul, que estabeleceu regras para o cadastro e a necessidade de o produtor prestar informações. Por isso, é tão importante se capacitarem e terem acesso ao máximo de informações possível para a melhor aplicação.

De acordo com Maciel, os agricultores têm dado retornos muito positivos sobre os cursos. “Com a aproximação do início do plantio da soja, o agricultor sabe da necessidade de estar preparado e bem informado sobre como fazer uma boa dessecação e evitar a deriva dos herbicidas, por isso é fundamental utilizar pressão e pontas de pulverização adequadas, por exemplo. Assim, a parte prática que oferecemos tem sido algo diferenciado e pode colaborar para um melhor desempenho na lavoura”, conta.

O ADAMA C.U.I.D.A é a plataforma que reúne os compromissos da ADAMA com a sustentabilidade. No pilar econômico, a plataforma tem levado conhecimento sobre o uso inteligente de defensivos a todo o Brasil. Somente na última safra, as ações aconteceram em mais de 80 cidades e capacitou mais de 1,5 mil pessoas. Para esta safra, as ações também buscam fortalecer o pilar social, compartilhando atitudes importantes para cuidar desde a saúde do agricultor até a do consumidor final.

Sobre a Cotrijal

A Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial foi fundada há 64 anos, em Não-Me-Toque, em 14 de setembro de 1957, e hoje está presente em 53 municípios do Rio Grande do Sul, com 80 unidades de recebimento de grãos, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, complexo de 33 lojas, 15 supermercados e um atacado. Atende mais de 18,3 mil associados e suas famílias, levando assistência técnica e veterinária, produtos e serviços para melhorar a rentabilidade e a qualidade de vida do produtor.

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site e nossos canais no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar