Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agropecuária Jacarezinho é a maior vendedora de touros do Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adilson Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Ranking mostra que a propriedade atingiu a primeira colocação com a venda de 2.514 reprodutores em 2021. Segundo organizadores, ela pode ser a maior do mundo em reprodutores zebuínos

Com fazendas localizadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Agropecuária Jacarezinho é a maior vendedora de touros do Brasil, segundo o ranking TOP 100, projeto que está na 7ª edição e busca identificar quem são os 100 maiores players do setor.

Realizado pela Revista AG, especializada na criação de bovinos, e pelas consultorias BrasilcomZ, dedicada ao mercado de gado zebuíno e FF Velloso & Dimas Rocha Assessoria Pecuária, atuante no segmento de taurinos, a propriedade é bicampeã no levantamento.

Em 2021 comercializou 2.514 touros da raça Nelore, 49 a mais que em 2020 e 624 acima da segunda colocada. “Atendemos clientes do Brasil inteiro e uma fatia da América do Sul. Nossos touros são adaptados a vários biomas brasileiros, esse é um dos nossos maiores diferenciais”, avalia, satisfeito, Lucas Motta, gerente comercial da Agropecuária Jacarezinho.

Conforme relata Motta, a Agropecuária Jacarezinho tem metas pautadas na crescente demanda dos pecuaristas. “Estamos planejando, a cada ano, aumentar em 20% o volume produzido, sempre investindo em melhorias nas fazendas e na genética envolvida nos acasalamentos”, divulga.

Talvez a explicação desta evolução esteja na forte pressão de seleção exercida no plantel; apenas os 20 a 30% melhores machos de cada safra são comercializados como reprodutores, rendendo a eles um reconhecimento especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com a concessão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP).

Concomitante ao descarte de animais inaptos à reprodução, todo o plantel é submetido a um respeitado programa de melhoramento, dirigido pela CIA de Melhoramento, responsável pela avaliação genética da Agropecuária Jacarezinho nos três estados.

O objetivo é produzir touros férteis, funcionais, precoces sexualmente, com ótimo ganho em peso e qualidade de carcaça, gerando o retorno econômico desejado por pecuaristas e confinadores interessados em bonificações por qualidade de carne nos frigoríficos.

E ainda traz consigo o trunfo de estar presente em três biomas diferentes: Amazônia, no Mato Grosso; Pantanal, no Mato Grosso do Sul; e o Cerrado, no Oeste Baiano, onde chove 700mm/ano, em média. Como resultado, vieram a consagração no TOP 100 e a presença de dezenas de touros com marca “AJ” nas principais centrais de inseminação artificial do Brasil.

“Se estamos no caminho certo? Eu entendo que encontramos a resposta nas centenas de propriedades de nossos clientes, onde nos transformamos em sinônimo de pecuária lucrativa, aquela que não perde em competitividade para as mais rentáveis culturas de grãos”, avalia Arnaldo Eijsink, CEO da Agropecuária Jacarezinho.

Há margem para um recorde mundial

“Nunca vi em outro lugar uma propriedade que vendesse tantos touros zebuínos”, observa William Koury Filho, proprietário da BrasilcomZ, responsável por levantar os dados do TOP 100 junto aos criadores de gado zebuíno. Ele já passou por países como Paraguai, Colômbia, Bolívia, México, Panamá e Estados Unidos.

Nem mesmo na Índia, berço do zebu, tem-se notícia. De acordo com dados divulgados pelo Seed Stock, ranking norte-americano da Beef Magazine, que inspirou o TOP 100 brasileiro, há criatórios de gado taurino que superaram essa marca.

Entretanto, com os planos estipulados pela Agropecuária Jacarezinho, ela pode se tornar a maior vendedora de touros do mundo em mais alguns anos, mesmo considerando os líderes do Seed Stock. A título de informação, os bovinos são separados em duas subespécies: taurinos e zebuínos.

A Agropecuária Jacarezinho está presente no Mato Grosso do Sul, com as fazendas Novo Horizonte (Coxim) e São Sebastião (Corumbá); no Mato Grosso, fica a São Marcelo (com unidades em Juruena e Tangará da Serra) e a Bahia abriga a Nova Terra, no município de Wanderley e Cotegipe. A base do plantel é formada por mais de 40 mil fêmeas selecionadas e também projeta a produção de 15 mil embriões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar