Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novozymes lança solução para auxiliar a soja na absorção de nutriente do solo

Com o apoio da bactéria Pseudomonas fluorescens, Jump ajuda plantas de soja a absorverem melhor o fósforo contido no solo, elemento fundamental para o crescimento do cultivo

Jump auxilia na melhor gestão da lavoura num momento de aumento de custos e menor oferta mundial de fertilizantes

Em busca de produtos sustentáveis para suprir as necessidades dos agricultores em um momento de escassez e alto custo dos fertilizantes no mercado internacional, a Novozymes, líder mundial em soluções biológicas para a agricultura, lança o Jump. O novo inoculante biológico utiliza bactérias benéficas encontradas no meio ambiente para solubilizar moléculas de fósforo presentes no solo e, assim, facilitar e ampliar a absorção desses nutrientes pelas plantas de soja.

Alexandre Alves, gerente de Marketing do negócio de BioAg da Novozymes para América Latina destaca que o Jump é um insumo registrado tanto para aplicação via tratamento de sementes, quanto para pulverização foliar, o que permite maior flexibilidade ao planejamento do produtor. “O agricultor pode escolher em plantar já com as sementes tratadas pelo Jump ou fazer a aplicação no período vegetativo da cultura entre o terceiro até o sexto trifólio da soja”, destaca.

Já em um experimento de campo, realizado em 29 localidades brasileiras na safra 2021/22 da oleaginosa, a aplicação do Jump na semente resultou em média um incremento de produtividade de 7,9 sacas por hectare do grão, com um alto índice de fósforo acumulado pela planta. “Em ensaios com o Jump para uso foliar, registramos um incremento de produtividade na ordem de 5 sacas por hectare no comparativo com a mesma área não inoculada”, comemora Alexandre Alves. Ele completa que, ao absorver melhor o fósforo solubilizado, a planta eleva seu potencial produtivo por ter energia o suficiente para expressar o seu máximo potencial genético.

Em pelo menos dois anos de pesquisas, a equipe de cientistas descobriu a bactéria do bem Pseudomonas fluorescens BR14810, microorganismos que realizam a mineralização/solubilização das formas inorgânicas de fosfatos no solo através da produção e excreção de ácidos orgânicos e capazes de solubilizar moléculas de fósforo. Alves explica que uma pesquisa de campo de especialistas apontou que mais de 50% do fósforo aplicado via fertilizantes inorgânicos fica retido no solo, não sendo aproveitado pelas plantas.

Ele complementa que o fósforo pode ser absorvido na forma de compostos insolúveis como os óxidos e hidróxidos, que também ficam retidos em solos argilosos, muito comum no Brasil. “Com a ajuda do Jump, conseguimos suprir essa lacuna e dar ao produtor a oportunidade de aproveitar melhor os seus insumos e, consequentemente, elevar os seus índices de produtividade”, explica Alves.

Para Gilberto Maia, Head de BioAg da Novozymes, a chegada do Jump veio em um momento oportuno para os agricultores aproveitarem melhor os altos investimentos realizados na aplicação de fertilizantes. “Em um período de alta nos custos de produção, é importante que o agricultor consiga ser assertivo, sempre com o foco na sustentabilidade do negócio, já que são produtos originários de matéria-prima encontradas em um ambiente natural”, frisa.

Fósforo

15º elemento químico da tabela periódica, o fósforo (P) participa da formação de ATP (Trifosfato de adenosina) que é a principal fonte de energia para a realização de processos essenciais das plantas. “O aporte adequado de fósforo aumenta a eficiência da absorção e utilização da água e dos nutrientes contidos na solução do solo pelas plantas. Além disso, o fósforo atua na formação e ativação do sistema natural de defesa das plantas, o que eleva sua resistência a pragas, doenças, altas e baixas temperaturas”, completa Alexandre Alves.

Sobre a Novozymes

A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Juntamente com clientes, parceiros e a comunidade internacional, aprimoramos o desempenho industrial ao mesmo tempo em que preservamos os recursos do planeta e auxiliamos na construção de uma vida melhor. Como maior provedor mundial de tecnologias microbianas e de enzimas, nossa bioinovação permite maior produção agrícola, lavagem à baixa temperatura, produção energeticamente eficiente, combustível renovável e muitos outros benefícios com os quais contamos hoje e no futuro.

Chamamos isso de Repensando o Amanhã. www.novozymes.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo