Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Clareza e precisão nas finanças corporativas são indispensáveis ao sucesso do negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Íntegra Comunicação Estratégica
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Foco deve estar na qualidade do produto e, também, na gestão das empresas, destaca especialista em novo módulo da Academia Abrass

Um olhar criterioso para a semente e outro, cada vez mais, na matriz financeira dos negócios. O dia a dia da gestão de uma indústria de sementes também envolve controle de custos, de despesas e a busca por soluções para ampliar a lucratividade sem onerar demasiadamente o cliente, o produtor rural. Em tempos de alta de insumos e tantas variáveis que influenciam a produtividade colhida pelo sojicultor, empresas do setor sementeiro buscam na qualificação profissional a chave para o amadurecimento dos negócios.

O especialista em finanças corporativas Gabriel Vieira observa que há conceitos que, embora pareçam consolidados na rotina diária de transações financeiras e operações de produção de uma empresa, podem ser por vezes mal compreendidos e até mesmo classificados erroneamente no balanço financeiro de determinada organização. Por isso, balanço patrimonial, demonstração de resultado, fluxo de caixa operacional e autofinanciamento, margem de contribuição, controle preciso e tipos de estrutura financeira do negócio são pilares financeiros que devem ser estudados com atenção, fortalecendo os times financeiros e a alta gestão das empresas.

O tema foi evidenciado entre profissionais de indústrias de sementes instaladas em diversas partes do país, reunidas no mais novo módulo da Academia Abrass. O projeto é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), com o apoio da multinacional Bayer e curadoria de conteúdos da MPrado.

O caminho de aprimoramento das finanças corporativas exige técnica e observação do negócio. Rafael Baleche, gerente administrativo da Bela Sementes, lembra que foi assim que alguns insights importantes melhoraram a relação entre equipes de vendas e financeiro, benefício ao negócio como um todo. “Nós percebemos no caminhar da gestão, por exemplo, que estávamos deixando de lado alguns pontos importantes, como a depreciação. Ela já me mostra antecipadamente o impacto nas despesas e investimentos que precisarão ser feitos lá na frente, então, por que vamos ignorar ela? Tivemos essa sacada em conjunto”, compartilha o aluno da Academia Abrass.

Facilitador do módulo, Gabriel Vieira lembra que cada negócio tem formas próprias de gestão e se atém mais profundamente a determinado indicador financeiro como ícone de sucesso. Contudo, quanto mais atenta a um maior número de indicadores financeiros uma organização está, mais chances de êxito e perenidade terá, indicam os especialistas. “Os indicadores financeiros são vários. Entre eles está, por exemplo, os de alavancagem financeira, e nesse conjunto há uma pergunta importante ao negócio: o que podemos fazer em nossa empresa para reduzir juros e aumentar a geração de caixa?”.

O módulo contou com a aplicação de exercícios práticos e enquetes, junto de dinâmicas em grupos online, oportunizando trocas e ampliando a aprendizagem coletiva. As abordagens contemplaram, inclusive, esclarecimentos sobre algo inerente aos objetivos de toda empresa inserida no livre mercado: o lucro. “Lucro é uma fonte, uma origem não-circulante. E mais: sócio não faz parte do negócio. Quem faz é fornecedor, cliente, colaborador. Por isso, lucros acumulados e lucros a distribuir fazem parte da liquidez do negócio, e devem ser vistos como uma obrigação”, alerta Vieira.

Lições partilhadas, o próximo passo é multiplicar dentro das empresas. Deliane Lemes, supervisora administrativa da Agrex Sementes, conta que a simplicidade e clareza nas exposições fazem a diferença na retenção dos conteúdos aplicados. “Tenho gratidão por participar desse módulo, que foi excelente, muito agregador em conhecimento. Tivemos clareza e tranquilidade na abordagem de um tema que não deixa de ser complexo. Precisamos dessa simplicidade e clareza na nossa área e tivemos isso no curso, junto de uma sinergia e integração de todos que estavam presentes. A Academia Abrass está de parabéns!”.

Reorganização das contas - As lições nesta rodada da Academia Abrass se basearam no chamado Modelo Fleuriet, cunhado pelo francês de mesmo nome. Reconhecido mundialmente, é utilizado para avaliação da liquidez e estrutura de financiamento e é um importante instrumento de análise para tomada de decisões financeiras. O Modelo Fleuriet é baseado em avaliações dinâmicas do comportamento dos elementos patrimoniais de curto prazo e recomenda, como premissa, a reorganização das contas do balanço patrimonial e de outros relatórios contábeis para um formato que favorece a rápida visualização da saúde financeira da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo