Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Livro aborda qualidade em operações agrícolas mecanizadas

Docente da UFSCar, no Campus Lagoa do Sino, é um dos editores

Com intuito de expandir o conhecimento aplicado sobre operações agrícolas mecanizadas e realizar divulgação científica de alto nível técnico na área, está sendo lançada a segunda edição do livro "Controle de Qualidade em Operações Agrícolas Mecanizadas", dos docentes Murilo Aparecido Voltarelli, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Carla Segatto Strini Paixão Voltarelli, do Centro Universitário Facens, e Rouverson Pereira da Silva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus Jaboticabal).

A ideia para elaboração da obra surgiu da motivação dos autores em melhorar a qualidade dos processos agrícolas mecanizados, com foco em aumentar a sustentabilidade das operações e maximizar a relação custo-benefício. "A área de qualidade de processos agrícolas tem grande potencial de aplicações nas pequenas, médias e grandes propriedades, tendo como principal produto final a melhoria das operações e o sucesso do produtor rural", explica Voltarelli.

A obra está baseada na aplicação do Controle Estatístico de Qualidade na área agrícola, especificamente, em operações mecanizadas e análise de dados provenientes da agricultura de precisão e digital, sendo um "olhar" inovador para as cadeias do agronegócio, em micro ou macro escala.

Dividido em capítulos, o livro abrange desde as ferramentas clássicas da qualidade até métodos de gestão da qualidade para monitoramento de processos agrícolas. "A ideia foi realizar um livro com a maior abrangência possível, dentre as técnicas da gestão da qualidade para, assim, podermos melhorar a padronização das operações no campo, diminuir a variabilidade dos processos e, por fim, dar o entendimento e apresentar planos de melhorias contínuas", afirma o autor.

A obra é voltada para o público do setor agrícola e agropecuário, professores, estudantes de pós-graduação, graduação, profissionais de áreas correlatas que tenham interesse no tema e as empresas do setor. "Esta segunda edição é uma versão ampliada e melhorada, contém muito mais aplicações e conteúdos para os leitores poderem ter a oportunidade de se aprofundarem nos temas, bem como poderem visualizar a aplicação em diversas culturas agrícolas e operações mecanizadas", finaliza o docente da UFSCar.

O livro teve apoio organizacional da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) e apoio institucional da UFSCar, do Centro Universitário Facens e da Unesp, dentre outras 14 universidades do Brasil. A obra pode ser adquirida no formato e-book neste link (https://bit.ly/3udxtvR), onde constam mais informações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo