Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ENSSOJA fortalece cadeia produtiva da soja no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Íntegra Comunicação Estratégica
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Articulado pela indústria de sementes, evento reúne especialistas de diferentes segmentos em Mogi das Cruzes (SP)

Cerca de 300 profissionais da cadeia de produção da soja no Brasil prestigiam o 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja (ENSSOJA). O evento foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (13), em Mogi das Cruzes (SP), e se estende com farta programação técnica sobre inovação, tendências e desafios da produção de soja no país, da semente à colheita e comercialização.

O encontro confere destaque especial aos avanços da biotecnologia no Brasil e no mundo e congrega obtentores (desenvolvedores de novas cultivares de soja), multiplicadores (indústrias de sementes), pesquisadores de diferentes centros e universidades e produtores rurais. Representantes de empresas e instituições de ao menos 10 Estados brasileiros participam do ENSSOJA 2022.

“Todos podemos nos sentar à mesa e ajustar atitudes e conceitos de forma equilibrada. A ABRASS está começando a fazer esse alinhamento e o ENSSOJA mostra isso. Porque de começar nós entendemos: porque tudo começa na semente”, exalta Gladir Tomazelli, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), promotora do evento e que este ano completa uma década de fundação.

A mesa institucional é ampla. Embrapa, CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Instituto Pensar Agro, multinacionais, empresas obtentoras de genética, Aprosoja Brasil, entidades regionais representativas de agricultores, todos em diálogo cada vez mais constante, sinaliza a ABRASS. Os temas passam por dores e oportunidades comuns, incluindo a discussão de gargalos que são velhos conhecidos da cadeia produtiva, como logística e sistema tributário – “que deve ser justo e claro, eliminando a insegurança jurídica e prejuízos”, pontua Tomazelli.

Tecnologia – A incorporação de novas tecnologias se dá no Agro brasileiro na mesma velocidade de recordes sucessivos nas safras de grãos. Num amplo balcão biotecnológico e de melhoramento genético, o mercado da soja é alimentado por grandes novidades que trazem tecnologia e ganhos ao produtor. Inovação em constante evolução. A cada safra, uma gama de novas cultivares à escolha dos produtores. Nas indústrias de sementes, a tarefa é aprimorar a padronização de processos de qualidade e a assertividade na orientação de posicionamento de cultivares para cada área, microclima e região.

“A introdução de novas tecnologias, atualmente, é muito mais rápida que há 10 ou 12 anos atrás. Hoje, uma nova cultivar rapidamente toma conta de 1 milhão, 1,5 milhão de hectares. Isso está relacionado ao perfil do tomador de decisão, que vem mudando”, destaca André Dias, da Spark Inteligência Estratégica.

A consultoria aponta que o cultivo da soja predomina em 55% da área de 69,1 milhões de hectares dedicada à agricultura no Brasil. Dados levantados pela Spark também sinalizam a existência de 141 mil propriedades rurais voltadas à atividade agropecuária no país. Cerca de 7 mil delas estão localizadas em Mato Grosso e no chamado MATOPIBA (Maranhão-Tocantins-Piauí-Bahia) e concentram cerca de 40% da produção de grãos.

Produtividade em ascensão - A pujança dos números do Agro é confirmada por gráficos da Insper. De acordo com o professor Marcos Jank, a produtividade média nas lavouras vem crescendo 3,18% ao ano. “O Brasil é quem mais ganhou produtividade média entre as nações, não só a produção física, mas também de capital. É um patamar de crescimento bem maior que a produtividade americana e um pouco mais que a indiana”.

O ENSSOJA 2022 segue nesta terça-feira (14). Abre os trabalhos do dia o pesquisador José Barros França Neto (Embrapa Soja), seguido de outros palestrantes e atividades programadas. Acompanhe mais detalhes do evento por meio das redes da ABRASS.

Sobre a ABRASS – A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja foi fundada em 2012 com o objetivo de congregar em uma Entidade de classe os multiplicadores de sementes de soja de todo o Brasil, criando um ambiente institucional e multidisciplinar que fortalece a produção de sementes de soja, valoriza a atividade e seu produto, revertendo benefícios para toda a cadeia produtiva da soja.

A Associação tem sede em Brasília (DF) e atua em prol das boas práticas na produção de sementes, regulamentação jurídica, marcos legais, difusão de produtos que levem competitividade ao agricultor, aperfeiçoamento de instrumentos de políticas públicas e outras frentes de desenvolvimento da cadeia produtiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo