Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Indutores de resistência: produtos indispensáveis para o desenvolvimento das defesas naturais da planta

Bioestimulação antiestresse e hormonal promovidas pelo produto mantém o pleno desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta

Geraldo Gomes Rocha Sobrinho, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Fertiláqua

Os fertilizantes convencionais são extremamente necessários para possibilitar a produção de cultivares e híbridos cada vez maiores. No entanto, fornecem apenas nutrientes para suprir as demandas nutricionais das plantas, e não a bioestimulação e interferência positiva direta na modulação fisiológica delas.

Diferentemente dos fertilizantes convencionais, os indutores de resistência bioestimulantes possuem em sua composição aminoácidos específicos para a recuperação de estresse nas plantas, precursores hormonais e hormônios vegetais - com destaque para o ácido salicílico (indutor de resistência à patógenos), além de extrato de espécies de algas marinhas e fosfito de potássio, amplamente conhecido pelo seu poder de induzir resistência. Os indutores de resistência bioestimulam as plantas a produzirem suas defesas naturais contra doenças, através da promoção de resistência e desenvolvimento de melhor sanidade nas folhas, o que eleva o potencial produtivo do cultivar.

A inclusão dos indutores de resistência no manejo de doenças de plantas é totalmente segura, pois não há risco considerável ao meio ambiente, seres humanos e animais silvestres com seu uso. Além de serem compostos em grande parte por derivados orgânicos vegetais e extratos de algas marinhas, os indutores de resistência da Fertiláqua não possuem efeito residual nocivo nos tecidos vegetais. No entanto, auxiliam com que as modificações naturais estruturais e fisiológicas nas plantas permaneçam por um certo tempo, interferindo apenas na restrição do ataque de patógenos.

O uso de indutores de resistência não compete com a ação dos fitossanitários, como fungicidas, em uma plantação. Isso porque, estes produtos atuam de formas diferentes: enquanto os fungicidas agem nos patógenos, os indutores agem na planta induzindo-as a produzirem suas próprias defesas naturais. Portanto, o potencial de ação positiva dos fitossanitários e indutores de resistência se somam em benefício da planta. Vale dizer que, não possuímos atualmente variedades de plantas cultivadas capazes de produzir as mesmas quantidades de alimentos na ausência de produtos fitossanitários e que, devido a práticas incorretas no uso de moléculas de defensivos como subdose e repetição de aplicações de um mesmo princípio ativo acabam diminuindo a vida útil de um produto e reduzindo a sua eficiência.

A inclusão do indutor de resistência nas culturas deve ser realizada o quanto antes. Pensando em aproveitamento operacional, indicamos a aplicação conjunta com as primeiras aplicações de fungicidas na cultura, sendo duas aplicações de 0,5 litro por hectare. Desta forma, o produtor terá a indução de resistência e a preservação de folhas sadias desde o início da cultura.

Diferenciais dos Indutores de Resistência da marca Fertiláqua

Um importante diferencial dos produtos da Fertiláqua é a presença de dois compostos indutores de resistência em plantas à patógenos: o ácido salicílico e o fosfito de potássio. Outro diferencial é a presença de uma potente bioestimulação antiestresse e hormonal que possibilita às plantas produzirem compostos de defesa ao mesmo tempo que são bioestimuladas a manterem o seu pleno desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.

Sobre a Fertiláqua

A Fertiláqua faz parte de um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, da América Latina. A companhia pertence ao Grupo ICL, multinacional israelense, referência global em tecnologia de nutrição de plantas, presente no mercado mundial há quase cem anos através de suas 43 fábricas instaladas em 13 países, com mais de 11 mil funcionários. Com sede administrativa na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, a Fertiláqua matém Laboratório de Análise de Sementes (LAS), dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT) e duas fábricas em território nacional. Através do permanente investimento em pesquisas, a qualidade Fertiláqua está presente no mercado através das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus. Além de seus produtos, a Fertiláqua apoia os produtores através de iniciativas pioneiras como o Programa Construindo Plantas (PCP360º), com ações específicas do plantio à colheita, e o Programa Sementes de Verdade, que reconhece a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo