Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Irrigação localizada ajuda a reduzir custos com energia elétrica

Irrigação localizada ajuda a reduzir custos com energia elétrica

Por Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

A agricultura brasileira possui uma alta demanda por energia elétrica, por diversos fatores, desde o volume de água aplicado na irrigação, pela necessidade real ou excesso de água utilizado até o dimensionamento dos projetos de irrigação, que podem demandar motores de grande porte na captação da água.

O consumo da água está diretamente ligado ao consumo da energia, com isso, o produtor tende a buscar ferramentas que utilizem a água de maneira mais eficiente e a irrigação localizada se apresenta como uma ferramenta de ponta, pois a partir do momento que o irrigante começa a utilizar esta técnica aliada a um bom manejo, ele irá obter ótimos resultados econômicos advindos da utilização mais consciente da água e insumos. O uso em excesso da água, pode elevar a conta de luz no final do mês em até 25%, e irrigar sem nenhum critério técnico pode desperdiçar entre 20 a 40 % de água e energia, segundo dados do SENAR, além de trazer problemas como lixiviação de nutrientes e erosão do solo.

A irrigação localizada se torna uma ótima ferramenta no quesito economia de água e tecnologia, pois fornece água diretamente no sistema radicular da planta, diminuindo as perdas por evaporação e deriva ocasionada pelo vento, com uniformidade de aplicação acima de 90%. Trazendo segurança na aplicação de água, fertilizantes e produtos de proteção de cultivos. Este tipo de irrigação, ainda proporciona a utilização de mais ferramentas como o uso de tensiômetros, que auxiliam na tomada de decisão de quando irrigar, além da estação meteorológica, onde o produtor terá em mãos dados de quanto a sua lavoura perdeu de água através da evapotranspiração e saber pelo coeficiente da cultura, quanto de água ele deverá repor.

Algumas outras medidas também podem ser utilizadas como: dimensionamento hidráulico do sistema de acordo com as necessidades da cultura e do terreno, e utilização do sistema de irrigação em horários de tarifas reservadas, a chamada tarifa verde, que geralmente inicia das 21:30 às 06 horas. Em posse dessas informações, o produtor com um suporte agronômico, poderá ter um controle efetivo da sua irrigação.

Através dessas medidas, o produtor irá diminuir consideravelmente o seu custo com energia elétrica, pois ele utilizará a água de maneira mais eficiente na sua lavoura, trazendo benefícios também para o meio ambiente.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo