Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aminoagro participa da Expocafé e especialista da marca revela o manejo ideal para o cafezinho perfeito

Diante de tantas adversidades é importante entender as demandas da planta de acordo com seu estágio fisiológico e ter estratégias para driblar as variações climáticas

A demanda pela qualidade daquele cafezinho perfeito é crescente. Cada vez mais o consumidor descobre que é possível ter em sua mesa um café com mais aroma, doçura e coloração adequada que denotam a qualidade do grão cultivado no campo. Para atender este desejo, e também lucrar com esta oportunidade, o produtor precisa lançar mão das melhores estratégias de manejo no campo e melhoramento do café. Buscamos estas respostas com o especialista no assunto Rene Staut, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Aminoagro e, em cinco respostas ele explica o passo a passo para o sucesso de uma colheita de excelência do grão.

01 - A tendência pelo consumo do café de qualidade superior pede excelência no manejo do grão. Quais são os principais fatores que exigem a atenção do produtor e qual o melhor manejo para atingir uma colheita Premium?

Num primeiro momento, é preciso manter a lavoura sadia com as questões sanitárias e aplicações de defensivos em dia, além de dar atenção à questão nutricional para que a planta tenha condições de sustentar sua produção e expressar o potencial de qualidade de seus grãos. Num segundo momento, é importante realizar uma colheita seletiva para realmente evidenciar os melhores grãos que aquela planta tem para oferecer. Hoje, são colhidos alguns grãos maduros, alguns grãos verdes e outros que passaram de maduro, porém, para se ter uma qualidade alta de bebida é muito relevante ter uma colheita homogênea com grãos cereja, este deve ser o objetivo do produtor. O terceiro passo seria o beneficiamento dos grãos na pós-colheita e secagem, fazendo todos os tratos de maneira correta para que o café possa chegar à xícara expressando todas as suas qualidades.

02 - As variações climáticas fazem parte do conjunto de fatores que precisam ser considerados pelo produtor no planejamento de cada safra. Diante de variações cada vez mais intensas como altas e baixas temperaturas, falta e excesso de chuvas, qual seria a regra de ouro para pensar no próximo plantio?

Antes da próxima safra, é primordial fazer o zoneamento da área para que o produtor possa ter uma visão geral de onde é propício fazer o plantio do café e quais áreas devem ser evitadas. Com este levantamento geográfico, o produtor vai saber os lugares que são mais suscetíveis a geadas e entender qual cultura seria mais indicada, por exemplo. Num segundo momento, levando em conta o grande número de diversidades climáticas, é preciso considerar ter um seguro da safra. Hoje, o produtor precisa ter uma ferramenta que, na pior das hipóteses, permita o retorno do investimento, então, considero o seguro uma ferramenta imprescindível na escolha de qualquer plantio.

Pensando em tratos culturais, não somente para o café mas para multiculturas, é necessário focar num sistema radicular mais robusto para as plantas, o que vai trazer vantagens nutricionais para o plantio e benefícios para o solo, tornando-o mais descompactado melhorando, assim, a questão hídrica. Uma planta mais vigorosa tem mais condições, mais potencial de combater as adversidades climáticas.

03 - De que forma o manejo no campo interfere na qualidade do café de alta qualidade que chega à mesa do consumidor? Quais as percepções possíveis de um excelente grão através de uma xícara de café?

O consumidor pode perceber a qualidade de um excelente café através de sua suavidade, presença de aroma, doçura e frutados, estes aspectos são totalmente perceptíveis na xícara de um bom café. E para se chegar nessa qualidade de bebida é preciso trabalhar muito bem o manejo no campo e também o beneficiamento do café para garantir o potencial da safra.

É muito interessante unir a ideia de trabalhar a fisiologia e o metabolismo da planta para garantir que ela expresse todo o seu potencial. O manejo adequado da fisiologia e do metabolismo da planta de café ameniza o estresse pelo qual ela irá passar. Para isso, o ideal é usar produtos com especialidades que garantem que a planta possa expressar toda sua qualidade, não apenas em produção e quantidade, mas também em qualidade.

04 - Melhor produção e valor agregado: estes, provavelmente, são os objetivos mais perseguidos pelos produtores. Desta forma, qual seria a estratégia a ser empregada, desde o preparo do solo, para se atingir esta condição ao final de cada safra?

Cada área sofre com suas peculiaridades, tem sua demanda específica, seus gargalos, seus pontos fortes e fracos. Podemos falar sobre diversos assuntos que contemplariam esta resposta como: calcário, defensivos, tipos de fontes de nutrientes, tipos de fertilizantes. Para evidenciar pontos que considero como pilar para uma boa produtividade com alta qualidade, destaco a importância em conhecer a área de plantio - tanto suas propriedades físicas e químicas, como biológicas e geográficas; ter um solo bem condicionado tanto em questão de acidez, PH, levando em consideração, também, um solo bem estruturado, além de uma caixa de solo com nutrientes disponíveis para a planta. Quando a gente pensa em sistema de produção, é muito importante entender a janela de aplicação de defensivos – hoje temos outras ferramentas, além dos defensivos químicos, são produtos que estão ganhando espaço no mercado que mostram potencial a longo prazo.

É possível dizer, diante de tantas adversidades, que é importante entender as demandas da planta de acordo com seu estágio fisiológico. Por exemplo, na época da pré florada é interessante trabalhar nesta planta questões como cálcio, boro e também estimular o balanço hormonal do qual ela irá demandar. Na pós-florada é ainda importante continuar com o balanço hormonal e fornecer, também, complexo nutricional visando o desenvolvimento vegetativo, desenvolvimento de frutos, retenção e padronização no desenvolvimento dos frutos. Após esta florada, o café começa a trabalhar sua expansão de frutos e seu estágio vegetativo, neste momento o ideal é o uso de aminoácidos já que o café começa a fazer um acúmulo de carboidratos e focar na sua vegetação - produtos com aminoácidos irão potencializar estes dois momentos para o café. Vale destacar que o produto que oferece os aminoácidos específicos que a planta demanda é capaz de amenizar o estresse dela, pois eles atuam na recuperação da planta de forma mais efetiva. Em resumo, o importante na fase de expansão de fruto, acúmulo de carboidratos e estágio vegetativo, é dar condições para que a planta possa potencializar seus recursos e diminuir as possíveis barreiras, e isso deve acontecer através de um complexo nutricional dos aminoácidos específicos e de estimulação hormonal.

Em seguida temos o enchimento de grãos, aqui é importante induzir a planta a continuar no seu sistema vegetativo e dar condições para ela translocar carboidratos para o seu grão. Finalmente temos a maturação de grãos, quando há muita demanda principalmente da parte hormonal. Já no pós colheita, é muito importante trabalhar o estresse destas plantas para sua preservação.

05 - A marca Aminoagro oferece soluções do plantio do café à colheita do grão? Quais os principais diferenciais da marca?

O portfólio Aminoagro tem como objetivo trabalhar o fornecimento de nutrição e otimizar todo o metabolismo e a fisiologia das plantas. Um bom exemplo de sua performance é a ação do seu produto antiestresse que tem aminoácidos antiestresse específicos. Além disso, todos os nutrientes presentes nas formulações dos produtos da marca são de rápida absorção, pois já estão quelatizados por aminoácidos ou ácidos fúlvicos, isso faz com que a absorção seja muito superior comparada a outros sais, óxidos ou nutrientes que estão quelatizados de forma sintética. A marca Aminoagro oferece produtos que otimizam todo o metabolismo e fisiologia das plantas através dos aminoácidos específicos dos blends de algas presentes nos produtos e dos ácidos fúlvicos.

Confira o resultado de aplicação do Moltop, produto da marca Aminoagro, em trincheira aberta após 50 dias de aplicação. Onde houve aplicação do produto o volume de sistema radicular foi muito superior, como consequência na planta ela terá mais acesso a água e nutrientes, fazendo com que essa planta tenha mais vigor e suporte a adversidades climáticas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo