Brasil,

Do entretenimento ao Agronegócio, passando pela gestão pública: Léo Dias, CEO da NovoAgro ventures, sempre teve propósito impactar a vida das pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessyca Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O empresário que sempre esteve à frente de grandes projetos e liderou mais de 500 pessoas, completa 2 anos como CEO da NovoAgro Ventures, a primeira corporate venture builder do Agronegócio brasileiro

O empreendedorismo é uma semente que se planta, rega, espera germinar para colher frutos. Para Léo Dias, atual CEO da NovoAgro Ventures, uma corporate venture builder com foco em soluções para o Agronegócio.

Leonardo Dias, engenheiro eletricista de Belo Horizonte, desde que saiu da UFMG, faculdade na qual se formou, realizava os maiores eventos do estado de Minas Gerais, como grandes festivais e exposições no setor da Agropecuária tinham a marca da sua empresa, que promoveu mais de 1000 eventos culturais em 20 anos de trajetória.

O início de tudo: plantando a semente

Léo Dias fazia parte da comissão de formatura quando cursava engenharia elétrica na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e promovia eventos para arrecadar fundos, assim foi tomando gosto pelo entretenimento. Tanto é que em 1992, ainda na faculdade, criou sua primeira empresa a DM Promoções e Eventos, que promovia artistas do pop, axé e sertanejo nacional, chegando a fazer mais 300 shows em um único ano e a presidir a Associação Brasileira de Eventos (Abrape). Em 2013, em busca de novos desafios, tomou a decisão de sair da empresa a qual fundou e passar por um período de ajustes de carreira.

Em 2015 foi quando aconteceu sua primeira virada ao receber convite para assumir o cargo de subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, onde permaneceu por 4 anos. Sempre com o propósito de impactar pessoas, aproximou do ecossistema de startups de Minas e em conjunto com uma equipe de ponta, lideraram o programa internacional de aceleração de status o Seed (Startups and Entrepreneurship, Ecosystem Development). Lançaram também o programa de empreendedorismo para Ensino Médio, o ‘Meu Primeiro Negócio’ e outro para universitários o “Startups universitário”. Estruturaram uma grande ação de conexão entre startups e grandes empresas, o ‘Hub Minas’. Tudo isso ancorado por um grande evento, a FINIT (Feira Internacional de Negócios Inovação e Tecnologia), que chegou a levar em média 50 mil pessoas à Expominas em cada uma das quatro edições. Em meio a isso tudo, gerenciava uma rede com mais 50 agentes de inovação que estavam nas principais cidades mineiras tocando os programas da secretaria.

Do plantio à colheita

Em 2020, Léo chega ao Agronegócio, motor da economia brasileira, como CEO da NovoAgro Ventures, fundo de investimento em startups, empresas de tecnologia com soluções para o Agro, as chamadas agritechs, com o propósito de transformar produtores rurais em empresários, levando soluções inovadoras para o campo. O Brasil tem a oportunidade e o desafio de alimentar o mundo e, para isso, é necessário aumentar a produtividade por hectare quadrado. A maneira mais rápida e eficiente de alcançar esses níveis é com o uso de tecnologia, e as startups são um dos caminhos para que isto aconteça.

A NovoAgro Ventures surgiu da união de forças da FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), maior federação de agricultura e pecuária do país, com mais de 400 mil produtores associados, com o Grupo FCJ, maior rede de venture building da América Latina. A NovoAgro vem preencher a lacuna, de forma estruturada, entre empreendedores de startups, produtores rurais e agroindústria, falando a língua das startups e com acesso aos produtores e à agroindústria.

Léo Dias foi convidado para ser CEO da corporate venture builder pelo CEO da FCJ em abril de 2020, quando a NovoAgro foi criada. “No ciclo da inovação, há muitos gaps no Brasil. O ‘vale da morte’ é o maior problema das startups, onde muitas acabam. O modelo da FCJ ocupa esse espaço, dando oportunidade para que elas prosperem”, comenta Dias.

Com muita energia nesse novo desafio, Léo começou a captar investidores e fazer a roda girar. Atualmente a NovoAgro possui 11 startups investidas de todo país, com o objetivo de chegar a 20 em 2022, mais de 80 investidores e acesso a uma rede de mais de 400 mil produtores na base da FAEMG, principal acionista do projeto, em sua maioria pequenos e médios produtores, que estão sendo impactados por soluções inovadoras em áreas como: cerificação, gestão e exportação de café, compra e venda de gado e insumos agrícolas, gestão hídrica e hortifrúti. Todas as soluções levam em consideração os pilares da sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Criando raízes fortes: desafios e sucessos

Ao longo de seu percurso, Léo Dias se deparou com diversos desafios, e a gestão de pessoas é sempre o maior deles. O CEO entende que boa formação e competência são características que podem ser encontradas e se somam a entender como conhecer e extrair o que cada um tem de melhor.Para prosperar em qualquer negócio, é preciso trabalhar todos os dias, se doando.

“O desafio hoje é gerar impacto para as pessoas mais jovens. Quero criar um mundo melhor para quem está chegando, e isso se faz com tecnologia, inovação, novos negócios, por isso sinto muito orgulho de estar à frente da NovoAgro Ventures”, finaliza Leonardo Dias, CEO da Novo Agro.

Sobre a Novo Agro Ventures

A NovoAgro Ventures é uma Corporate Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio, as chamadas agritechs (startups com soluções para o agro). A CVB mapeia desafios (dores) da agroindústria e dos produtores rurais e investíeis em empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo soluções para estes problemas. Tem como acionistas o Sistema Faemg, a maior Federação de Agricultura e Pecuária do país, além de cerca de 80 investidores do setor do agro e a FCJ Venture Builder, pioneira no ramo de Venture Builder na América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar