Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sindiveg lança treinamento on-line sobre conceitos aplicados a Limite Máximo de Resíduos (LMR)

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), ciente da necessidade de conscientizar o produtor rural sobre o manuseio adequado de defensivos agrícolas para auxiliar no desenvolvimento sustentável da agricultura nacional, lançou no início de maio mais uma etapa de seu treinamento em uso correto e seguro de defensivos agrícolas, que aborda o Limite Máximo de Resíduos (LMR) de defensivos agrícolas

O LMR é a quantidade máxima de resíduos de defensivos agrícolas aceita nos alimentos, em decorrência de sua aplicação adequada. Estes limites são estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e é expresso em miligramas do defensivo por quilo do alimento (mg/Kg). Muito mais que monitorar o uso adequado do defensivo, o LMR tem objetivo de garantir ao consumidor alimentos livres de contaminação.

O objetivo deste novo módulo da plataforma on-line do Sindiveg, o sexto, é explicar ao produtor rural e ao aplicador de defensivos agrícolas como o LMR pode interferir na plantação, na segurança alimentar, no meio ambiente e na comercialização dos alimentos. Além disso, o módulo aborda como é feita a avaliação de risco dietético, quais os conceitos de rastreabilidade em alimentos de origem vegetal e explica sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) coordenado pela ANVISA e tem como principal objetivo monitorar resíduos de defensivos agrícolas em alimentos que são comercializados no país.

“O treinamento on-line oferecido pelo Sindiveg tem por objetivo principal levar informação técnica correta aos produtores rurais, para que estes continuem a oferecer alimentos seguros e de qualidade. Seguir as normas determinadas de LMR exige conhecimento, por isso acreditamos que com a didática oferecida pela plataforma, muitos terão acesso ao conhecimento básico necessário. ”, comenta a farmacêutica-bioquímica Eliane Kay, diretora-executiva do Sindiveg.

Lançada em 2020, a plataforma de treinamentos do Sindiveg já conta com mais de 16 mil pessoas cadastradas e mais de 15 mil certificados emitidos. Cada um dos módulos de treinamento à distância do Sindiveg foi desenvolvido com o apoio técnico de renomados especialistas, pesquisadores e professores universitários.

A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados. Faça parte você também dessa iniciativa. Acesse: www.sindiveg.org.br/cursos.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo