Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Benefício da irrigação será pauta em encontro com produtores do RS

Durante o VIII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e IX Fórum Norte Gaúcho do Milho que começa hoje, 29 de abril, até 3 de maio, agricultores poderão conhecer o potencial dos pivôs para maior produtividade e uso racional da água nas lavouras

O forte calor e a seca que afetaram o Brasil e castigam as lavouras em algumas áreas na última safra deixam um prejuízo de R$ 45,3 bilhões. Segundo a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro), estima que as perdas somente para os produtores gaúchos foram superiores a 19,7 bilhões. Para trazer soluções e debater alternativas a estes e outros problemas, acontece de hoje, 29 de abril até 3 de maio, VIII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e IX Fórum Norte Gaúcho do Milho.

Uma das soluções abordadas no evento será a importância da irrigação para garantir produtividade mesmo nos períodos de seca. Segundo Marcos Vinicius de Quadros, sócio proprietário da SIA Representações de Equipamentos LTDA, de Erechim/RS, revenda especialista em projetos de irrigação por pivô e por aspersão, no último ano a seca foi uma das mais severas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Porém na contramão disso, houve um crescimento de 400% na procura por equipamentos para irrigação. “Foi um ano atípico, mas os dados mostram que os produtores estão buscando alternativas, pois aqueles que já utilizam pivô, estão tendo resultados que chamam a atenção”, destaca.

Entre as culturas mais produzidas na região Norte do estado gaúcho está o milho, e isso se atribui a dois importantes fatores. Um deles é a forte presença de indústrias na região, e o outro motivo é a altitude média, que fica acima de 800 metros, isso para a produção do cereal é bem importante. Segundo Quadros, há ainda bastante recursos disponíveis para irrigar. “Temos um volume médio de chuvas singulares que acaba ajudando no cultivo do milho, cultura que precisa de aproximadamente 600 milímetros de água/ano” diz.

Por todos estes fatores a irrigação começar a chamar atenção cada vez mais, principalmente porque hoje na cultura do milho o valor pago pela saca está em aproximadamente R$ 90 reais, isso agrega bastante valor ao negócio. “Tivemos casos de clientes que produziram o milho semente irrigado e retirando os custos diretos e indiretos tiveram faturamento de 330 sacas por hectare”, lembrou Quadros.

Trigo também é destaque

Tradicionalmente o trigo nesta região é cultivado no inverno, na época de maior chuva, entretanto, no último ano por exemplo, foi o período mais seco. Quem não tinha pivô para irrigação teve a produção comprometida, por outro lado os que irrigaram alcançaram bons resultados.

Segundo o sócio proprietário da SIA, com o auxílio da irrigação não só o Rio Grande do Sul, mas o Brasil tem todas as condições para se tornar grande produtor de trigo. “Com certeza podemos ser um grande produtor mundial do cereal, pois além do clima, e todos as condições, o cultivo pode ser uma interessante alternativa aos produtores e o pivô é uma tecnologia que está abrindo um mercado para outras culturas, proporcionando ainda mais opções de ganhos nos negócios”, reforça Quadros.

Programação completa

Os Fóruns Norte Gaúcho começam hoje, 29 de abril, e serão no formato presencial, no Centro Comunitário Centenário, com palestras pela manhã e tarde. Na segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de maio, as palestras serão em modelo de live, transmitidas diretamente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, por meio dos canais de YouTube e Facebook do Fórum Norte Gaúcho.

Entre os temas a serem debatidos, além da irrigação estão: clima, mercado, doenças e pragas, agricultura de precisão, produção competitiva e fisiologia das plantas, entre outros. Os eventos têm como público-alvo produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, professores e acadêmicos de toda a Região do Alto Uruguai e Norte do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo trazer informações estratégicas e técnicas para o setor agrícola, em âmbito local e regional.

Sobre - A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) - Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de 55 anos, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo