Melão: da Caatinga para o mundo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Melão: da Caatinga para o mundo

É em um clima seco, com pouca chuva, mas com muita tecnologia que a Agrícola Famosa se destaca como grande produtor nacional e um dos mais maiores fornecedores da fruta in natura

O Brasil é referência mundial quando o assunto é produção de frutas. O clima tropical aliado ao domínio da técnica de cultivo, colocam os brasileiros em posição de destaque. Segundo dados da Abrafrutas, cerca de 40% das exportações de frutas do País saem do Rio Grande do Norte. O estado também é líder na produção de melão, somente safra 2021/2022 área plantada no estado ultrapassa os 18 mil hectares com a colheita de cerca de 300 mil toneladas, sendo cerca de 2/3 dessa produção destinada ao mercado externo.

Boa parte dessa produção vem das terras da Agrícola Famosa, empresa de capital nacional, com 26 anos de existência, situada em Mossoró, na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Ao longo de todos estes anos a propriedade consolidou seu nome no agronegócio, caracterizando-se por investimentos em novas tecnologias, pesquisas constantes, respeito ao meio ambiente e compromisso social.

De acordo com Ariana Carvalho Pinto, engenheira agrônoma e gerente do departamento técnico de fitossanidade, são onze fazendas produzindo, que somam uma área plantada de 10mil hectares (ha) de melão. No último ano foram produzidas cerca de 30 toneladas da fruta por ha, o que representou o total de 200 mil toneladas. Entre as variedades cultivadas destaque para: gália, cantaloupe italiano, pele-de-sapo, dino, meluna, amarelo e cantaloupe americano e melancia com e sem semente. “Com a exportação da fruta (principal produto), abastecemos diversos mercados no mundo, também exportamos melancia e um pouco de mamão, mas estes assim como a banana o foco é o mercado interno mesmo”, destacou.

Do total produzido 75% é destinado à exportação. São mais de 20 países que recebem os produtos, concentrando-se principalmente nos mercados britânico, holandês, alemão, italiano, português e espanhol. Nos últimos anos a Agrícola Famosa projetou-se como a maior produtora e exportadora de frutas in natura do Brasil, ampliando constantemente seus mercados. Além dos países já abastecidos, a Agrícola Famosa está expandindo suas exportações para Dubai, Singapura, Rússia, Lituânia, Estados Unidos e Canadá.

Entre os principais clientes externos estão Inglaterra e Alemanha, os mais exigentes. “Poucas propriedades conseguem acessar esses mercados, pois o nível de cobrança é muito maior, por outro lado pagam melhor. Temos importantes certificações que atestam os padrões, no protocolo que consta, por exemplo, boa prática agrícolas, alta qualidade de fruta e praticamente zero de resíduos de defensivos agrícolas. São extremamente exigentes nesse ponto”, diz a profissional.

Ainda de acordo com Ariane, o mercado europeu chega a se limitar em relação ao uso de produtos químicos, também é uma exigência socioambiental. “São muitos protocolos que precisamos cumprir para poder exportar para eles”, acrescenta.

Por esse enorme cuidado é que os produtos utilizados nas lavouras são minuciosamente escolhidos. Um dos parceiros da Agrícola Famosa, é a multinacional alemã, DVA Agro, que fabrica soluções para a proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais para a agricultura sustentável.

Os produtos da DVA, em sua maioria, têm registro para a utilização dentro da produção orgânica. “Isso é o maior diferencial, são soluções que podem ser usadas na agricultura orgânica substituindo os químicos”, destaca a engenheira agrônoma.

As fazendas também fazem controle biológico cultural. Buscam todas as ferramentas possíveis no mercado, mas desde que atendam aos critérios. “O fato é que a DVA pensa muito em agricultura orgânica, nos traz tranquilidade de muitos produtos não terem resíduos, alguns adjuvantes também são muito bons, por isso são parceiros nossos", acrescenta Ariana.

Super estrutura

Atualmente a Agrícola Famosa, realiza a colheita de forma semi mecanizada, contudo ainda é fundamental a mão de obra empregando quase 6.500 colaboradores nos períodos de safra. A área atual total somada compreende em mais 30 mil hectares, o que faz da propriedade a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo. Para gerenciar tudo isso é necessário uma super infraestrutura. A fazenda para garantir alta produção o ano todo, conta com tecnologias como a irrigação. Ao todo são 21 poços profundos e 582 poços com profundidade abaixo de 400m.

Para o transporte são 488 veículos leves e pesados, 350 tratores, 1.843 carroções, além de frota de ônibus própria para deslocamento de seus colaboradores, e ainda garagem e oficina completas para manutenção dos veículos. “Além dessa estrutura, que é importante em nossa logística, estamos sempre buscando novas variedades, que seriam resistentes a pragas, doenças, mais produtividade, menos uso de insumos, isso já vem acontecendo há algum tempo”, diz Ariane. “Essa inovação estamos sempre buscando, mais produtividade e menos uso de terra, de água, de insumos, extraindo o máximo potencial que a planta pode utilizar”, finaliza a profissional.

Sobre - A DVA Agro é uma empresa multinacional alemã cuja missão é desenvolver soluções agrícolas de alta qualidade para agricultores no Brasil e no mundo. Produz e comercializa produtos para a proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais para a agricultura sustentável. Com mais de 50 anos de experiência, além do Brasil também tem operações na Europa, América Latina, Ásia e África.