Brasil,

Alta nos fertilizantes: como revendedores podem encontrar o melhor preço?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O coração da movimentação de fertilizantes no Brasil é o revendedor, que consegue encontrar o melhor preço, conectando-se aos fabricantes por meio de novas tecnologias

Com boas práticas de manejo, fertilizantes incrementam produção de alimentos em todo o mundo

Em 2021, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio nacional cresceu quase 10% nos primeiros seis meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2020, conforme os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A expectativa é de que o setor continue crescendo e termine 2022 com resultados bem expressivos.

Os fertilizantes impactam o resultado. Afinal, associados ao plantio na época certa e boas práticas de manejo, são eles os responsáveis pela melhoria na qualidade da produção.

Segundo dados da Mordor Intelligence (disponibilizados pelo site do Governo Federal), empresa de pesquisa e consultoria, o mercado de fertilizantes deve alcançar aproximadamente a cifra de U$ 190 bilhões até 2025. Para se ter uma ideia da força do setor, o Brasil responde hoje por 8% do consumo global de fertilizantes, sendo o quarto do mundo e ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.

Luca Lachica, CEO da Insumo Agrícola: mercado de fertilizantes deve alcançar aproximadamente a cifra de U$ 190 bilhões até 2025.

No entanto, o consumo vem sendo prejudicado por conta da escassez do produto e especialmente da oscilação de preços, afetados por diversas variantes. Luca Lachica, CEO da Insumo Agrícola, solução inteligente que conecta revendedores a fabricantes, lista os principais itens de interferência. “Dólar, preço do gás natural (principalmente para nitrogenados), estoque dos produtos, cenário político e comercial”, aponta. Quando o assunto é importação, o aumento do preço do frete internacional também interfere no valor final do insumo.

Por isso, o especialista passa algumas dicas para revendedores encontrarem o melhor preço:

1 - Fique atento ao mercado

Os efeitos da política e da movimentação comercial podem afetar a cotação do dólar e, consequentemente, o valor final dos fertilizantes. É quase como a variação de tempo na plantação: chuva demais, ou de menos, faz o preço oscilar consideravelmente, certo? Comprar em quantidade e gerir o estoque em um intervalo de tranquilidade pode ser interessante. Além disso, é importante acompanhar as melhores oportunidades para comprar com segurança em boas negociações.

2 - O valor do frete pode influenciar

Encontrar um fabricante em uma região próxima da propriedade ou do local do plantio pode fazer a diferença e garantir um melhor valor do frete. Isso diminui assombrosamente o preço final da compra do fertilizante. O revendedor não fica mais preso à sua região e pode, inclusive, expandir a sua atuação, com fretes e preços mais competitivos, gerando economia para toda a cadeia posterior.

3 - Formas de pagamento fazem a diferença

Quem trabalha com o agronegócio sabe como é importante o planejamento, mas que muitas vezes é inevitável recorrer aos parcelamentos e empréstimos a fim de garantir a continuidade nas atividades. E, nessa hora, todo o cuidado é pouco, para uma boa negociação é importante verificar os juros, as correções e o período para pagamento. Afinal, eles podem influenciar o preço final do produto vendido e minar a competitividade no mercado. Para ter sempre o melhor preço, opte pela compra à vista ou tenha sempre em mãos soluções que permitam cotações e parceiros de crédito com boas taxas de mercado.

4 - Aposte em tecnologia para comparar preços

O mercado reúne algumas ferramentas bem interessantes para ajudar nesse processo. A Insumo Agrícola é uma delas. A ideia da plataforma é facilitar a cotação, a negociação e a compra de fertilizantes. “Normalmente os revendedores têm um sistema moroso de homologação nas fábricas, que impossibilita a compra de insumos pelo melhor preço de mercado e com a agilidade desejada. Já na plataforma, ele tem acesso a um número maior de fabricantes, que já estão cadastrados. Além disso, a plataforma entrega um cálculo pronto, de forma automática, com a melhor opção de compra”, explica Luca Olsen, CFO da Insumo Agrícola. “A ideia surge como uma forma de valorizar esse agente, que é o coração do agronegócio. Portanto, a plataforma entrega agilidade, praticidade e informação para os revendedores”, completa Luca Lachica.

Como cotar de forma on-line na Insumo Agrícola

A dinâmica é simples e o processo não leva mais que cinco minutos:

1 - No site da Insumo Agrícola (www.insumoagricola.com.br), por exemplo, basta fazer um cadastro (como fornecedor);

2 - Confirme seu e-mail e realize o login;

3 - Clique na opção “Comprar Insumos” e, após, “Compra unitária”;

4 - Basta selecionar o insumo desejado, a quantidade, o tipo de embalagem e a forma de entrega;

5 - Em menos de 48 horas você receberá sua cotação.

Sobre a Insumo Agrícola

A startup conta com 1.200 produtores cadastrados e 420 revendedores de fertilizantes – o que aumenta o leque de oportunidades para encontrar preços e novos produtos. No ano passado, a plataforma movimentou mais de R$ 35 milhões. Para 2022, a expectativa é de transacionar R$ 200 milhões. A Insumo Agrícola nasceu em fevereiro de 2020, é paranaense, acessada maciçamente no Brasil e com penetração também na América Latina. Para saber mais sobre a plataforma, acesse: https://www.insumoagricola.com.br/.

Com boas práticas de manejo, fertilizantes incrementam produção de alimentos em todo o mundo Luca Lachica, CEO da Insumo Agrícola.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar