Vetoquinol Saúde Animal cresce 22% no Brasil em 2021

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

A Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo, cresceu globalmente 21,9% em 2021, atingindo receita de € 521 milhões, equivalente a cerca de R$ 3 bilhões, sendo que 64% do resultado financeiro referem-se a animais de companhia e 36% a grandes animais. No Brasil, a empresa cresceu em proporção semelhante (21,7%), alcançando o faturamento anual de R$ 129,4 milhões – recorde para a empresa no país.

"Em um ambiente sanitário ainda incerto, nosso negócio cresceu 21,9%, superando o crescimento médio do mercado em todas as áreas geográficas. Esse resultado ilustra a solidez da nossa estratégia de expansão baseada no desenvolvimento de portfólio e em presença global. Também estamos confiantes no futuro e nas perspectivas de crescimento do resultado financeiro", afirma Matthieu Frenchin, CEO global da empresa, que tem origem francesa.

As vendas de produtos para animais de companhia atingiram € 335 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,9 bilhão) em 2021, enquanto as soluções para saúde de grandes animais cresceram 9,2%, chegando a € 186 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão). Ambas as áreas tiveram aumento do portfólio. No Brasil, por exemplo, foram lançadas no ano passado seis novas marcas: duas para bovinos, duas para equinos, uma para suínos e uma para cães e gatos.

O crescimento global das vendas da Vetoquinol Saúde Animal ocorreu nos quatro trimestres do ano, sempre acima dos dois dígitos. No primeiro trimestre, ficou em 23,8% e € 127,9 milhões. No segundo trimestre, a alta foi de 37,3%, com € 127,4 milhões. No terceiro trimestre, as vendas subiram 15,7%, totalizando € 132,3 milhões. Por fim, de outubro a dezembro, o crescimento foi de 14,3%, com € 133,7 milhões.

Crescimento regional

Regionalmente, todas as áreas estratégicas da Vetoquinol cresceram a taxas de câmbio constantes. No continente europeu, o aumento foi de 23,5%. No território Ásia/Pacífico, a alta chegou a 18%. "Já nas Américas, o crescimento atingiu 22,6% – tendo como um dos expoentes o Brasil, país onde a empresa está há 10 anos", destaca o diretor-presidente da Vetoquinol no país, Jorge Espanha.

Especificamente no Brasil, o faturamento da empresa cresceu 21,7%, passando dos R$ 106,3 milhões em 2020 para R$ 129,4 milhões em 2021. O segmento pet representa 15% do faturamento e os animais de produção (bovinos, equinos e suínos) 85%. "O ano foi bastante positivo para a consolidação da Vetoquinol no Brasil, com crescimento expressivo em vendas e na oferta de soluções. Nossa meta é dobrar o tamanho no país em até quatro anos", declara Espanha.

Outro projeto importante da empresa no Brasil é transformar a fábrica de Aparecida de Goiânia (GO) em polo de exportação de produtos veterinários para o mundo, especialmente para os países da América Latina. "Em 2021, chegamos à marca de 1 milhão de unidades de produtos fabricados em um único mês, o que representa o aprimoramento dos procedimentos do nosso parque fabril. Os investimentos devem continuar", finaliza o diretor-presidente.

Sobre a Vetoquinol

Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005.