Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pecuária sustentável contribui para a saúde do negócio e para um planeta saudável

Por Juliana Mara de Freitas Santos, zootecnista e mestre em ciência e tecnologia animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A pecuária brasileira tem se conscientizado ano a ano sobre a importância de preservar o planeta e proporcionar bem-estar animal para o gado. A adoção dessa postura resulta em recordes seguidos de produção e produtividade, além de exportação e crescimento do rebanho. Esse cenário gera segurança alimentar para milhões de pessoas em centenas de países ao redor do mundo, além de fortificar nossa economia e nosso desenvolvimento como nação.

Para ter avanço gradativo, devemos manter a evolução em várias frentes. Entre os principais pontos de atenção estão as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Uma das estratégias mais eficazes é a redução do ciclo de produção, pois o animal sendo enviado ao frigorífico de forma precoce terá menos tempo para geração desses gases. Adicionalmente, consumirá menos recursos finitos, como a água. Além disso, estratégias de nutrição também devem ser pensadas, pois o processo de fermentação tem grande influência nesse processo.

Os sistemas de integração podem ter papel igualmente importante na redução dos GEE. A Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um dos mais destacados, já que além de aumentar a eficiência da utilização dos recursos naturais, como o solo e a água, contribui para o sequestro de carbono, função natural das árvores que proporciona balanço positivo em relação às emissões, impedindo o progresso dos efeitos negativos do aquecimento.

Além das árvores, o próprio solo, quando manejado de forma correta, possui relevante papel no sequestro dos gases. Por isso, a manutenção do pasto respeitando o meio ambiente se faz necessária. Mais do que isso: é essencial.

O solo também tem importância vital quando falamos dos lençóis freáticos, tendo em vista que estruturas preservadas favorecem a infiltração da água, aumentando a recarga nos lençóis e evitando o escorrimento superficial e as enxurradas, levando à diminuição das enchentes e da erosão.

Por fim, devemos nos orientar cada vez mais sobre a importância de oferecer ao animal uma vida tranquila, sem causar lesões ou desconforto. Isso, mais do que colaborar com a imagem da cadeia produtiva, influencia o próprio desenvolvimento do rebanho e o quanto determinado animal atingirá do seu potencial genético. Gado sem lesões leva à maior produtividade da fazenda e, consequentemente, à maior lucratividade dos produtores. Afinal, quaisquer problemas nas carcaças representam motivo de descarte nos frigoríficos, culminando em prejuízos financeiros.

O bem-estar animal está associado à disponibilidade de água limpa, à nutrição de qualidade e ao respeito à saúde e ao comportamento natural. Quando manejamos os animais, o processo deve ser feito sem gritos, chicotadas ou outras ações ultrapassadas e, sabemos, ineficazes. Além disso, no momento de conter o gado para manejos em sua carcaça – como vacinas, exames e coletas –, devemos ter a tecnologia a nosso favor.

A Coimma, empresa líder no mercado de troncos e balanças para pecuária, apoia a pecuária produtiva e de respeito aos animais. A empresa coloca no mercado troncos de contenção com tecnologias de última geração, que geram conforto, tranquilidade e segurança para os bovinos.

São várias possibilidades em equipamentos de contenção. O portfólio da empresa foi reforçado com o tronco Robust Plus, que reúne todos os pilares de atenção importantes. Este tronco imobiliza muito bem, oferece conforto com paredes emborrachadas, aumenta a eficiência das tarefas com amplo acesso ao animal e conta com dispositivo castrador, o que facilita ainda mais as operações.

Os mercados internacionais estão dispostos a pagar valores maiores por alimentos de qualidade superior, provenientes de sistemas de produção que consideram as questões éticas e ambientais. O produtor que entende e investe em um negócio mais sustentável contribui para o sucesso na pecuária, com respeito aos animais, às pessoas e ao meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo